Publication
VivĂȘncias nas praxes acadĂ©micas e envolvimento na academia
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo | |
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Sousa, Ăurea | |
dc.contributor.author | Mendes, Maria | |
dc.contributor.author | Martins, Maria J. | |
dc.date.accessioned | 2017-05-04T17:36:12Z | |
dc.date.available | 2017-05-04T17:36:12Z | |
dc.date.issued | 2016-12 | |
dc.description | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016. | pt_PT |
dc.description.abstract | ENQUADRAMENTO: Em Portugal, o fenĂłmeno das praxes acadĂ©micas tem sido noticiado muito pelos seus aspetos negativos e pelas mĂĄs experiĂȘncias associadas. As vivĂȘncias nesse perĂodo poderĂŁo promover um distanciamento dos estudantes a diferentes aspetos da academia e dificultar o seu sucesso. OBJETIVOS: Conhecer a opiniĂŁo dos estudantes da Universidade dos Açores sobre as vivĂȘncias acadĂ©micas nas praxes e averiguar eventuais relaçÔes entre estas e o envolvimento acadĂ©mico dos mesmos. METODOLOGIA: 431 estudantes responderam a um questionĂĄrio sociodemogrĂĄfico, Ă Escala de Avaliação das SituaçÔes de Bullying nas Praxes do Ensino Superior (EASBPES), Ă Escala Abreviada de Satisfação com a Vida dos Estudantes (EASVE) e qualificaram as praxes com dois adjetivos. Os dados foram tratados utilizando mĂ©todos estatĂsticos. RESULTADOS: QuestionĂĄrio sociodemogrĂĄfico: 27.2% dos inquiridos nĂŁo participaram nas praxes e declararam-se âanti-praxeâ, 9.8% nĂŁo se sentiram acolhidos pelos colegas do mesmo ano e 17.4% nĂŁo se sentiram acolhidos pelos colegas de anos mais avançados. EASBPES: 15.7% dos inquiridos expressaram uma opiniĂŁo mais desfavorĂĄvel em relação Ă s praxes e 30.3% uma opiniĂŁo mais favorĂĄvel. Os que expressaram uma opiniĂŁo mais favorĂĄvel em relação Ă s praxes foram os que mais participaram nas atividades nesse Ăąmbito. EASVE: os nĂveis de satisfação com a vida estĂŁo correlacionados positivamente com as subescalas ârelação positivaâ e âdimensĂŁo socialâ da EASBPES. Os adjetivos foram categorizados em opiniĂŁo negativa, ambivalente e positiva; 26% dos inquiridos expressaram opiniĂŁo negativa, 18.6% opiniĂŁo ambivalente e 55.4% opiniĂŁo positiva. CONCLUSĂO: Na Universidade dos Açores a vivĂȘncia de atividades e situaçÔes no Ăąmbito das praxes acadĂ©micas nĂŁo parece ser adversa, nem desvincular os estudantes da instituição. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | CICS.NOVA.UAc, UID/SOC/04647/2013, com o apoio financeiro da FCT/MEC. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Silva, O.; Caldeira, S. N.; Sousa, Ă.; Mendes, M.; Martins, M. J. (2016). âVivĂȘncias nas praxes acadĂ©micas e envolvimento na academiaâ. In Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho AcadĂ©mico, Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 960 - 972. ISBN: 978-989-8753-35-9. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8753-35-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4115 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Lisboa, Instituto de Educação | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Praxes Académicas | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento Académico | pt_PT |
dc.subject | AnĂĄlise de Dados | pt_PT |
dc.subject | Academic Hazing | en |
dc.subject | Data Analysis | en |
dc.subject | School Involvement | en |
dc.title | VivĂȘncias nas praxes acadĂ©micas e envolvimento na academia | pt_PT |
dc.title.alternative | Experience of hazing and involvement in the academy | en |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Instituto de Educação da Universidade de Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 972 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 960 | pt_PT |
oaire.citation.title | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)" | pt_PT |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a CiĂȘncia e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 |