Repository logo
 
Publication

A Dúvida de Cézanne como propedêutica da arte no séc. XXI

dc.contributor.authorCastro, Maria Gabriela
dc.date.accessioned2014-02-13T15:38:45Z
dc.date.available2014-02-13T15:38:45Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractDesde a Antiguidade Clássica que a noção de arte se prende com a capacidade que o ser humano tem para produzir, criar ou fazer aparecer algo: uma escultura, uma pintura, uma poesia ou uma música. Se procurarmos a origem desta capacidade criativa existente no ser humano, encontrá-la-emos quer na razão, quer na imaginação, consoante o universo ontológico em que nos coloquemos: o da objectividade de herança aristotélico-tomista ou o da subjectividade de herança kantiana. Com o avanço científico-tecnológico conhecido no séc. XX, o objecto científico deixou de ser "dado" e passou a ser "construído", isto é, produzido ou criado pela inter-relação existente entre o cientista e a sua investigação. Esta posição, que Bachelard assume na sua perspectiva científica abre, no domínio especulativo, um enorme campo justificativo do "Poema" em Heidegger, ou da afirmação orteguiana de que "a física é poesia".por
dc.description.abstractABSTRACT: Starting from the question of Émile Bernard to Cézanne: "nature and art are not different?", and the painter's answer: "I would like to join them", we thought that it would be possible to link the spirit of this sentence with the advances of the art in the 21st century. Cézanne's attitude designs the union between the two realities: art and nature. This union, in the 21st century, has a new artistic representation called bio-art. With bio-art the dichotomy between art and nature disappears and the artistic-scientific product, as a phenomenological object, is a new substance and opens a new ontology.en
dc.identifier.citationCastro, Maria Gabriela (2009). "A Dúvida de Cézanne como propedêutica da arte no séc. XXI", in Phainomenon, Revista de Fenomenologia, número 18/19 – Primavera e Outono de 2009, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Universidade de Lisboa, Lisboa, pp. 175-183. ISSN 0874-9493.por
dc.identifier.isbn0874-9493
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2768
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewednopor
dc.publisherCentro de Filosofia da Universidade de Lisboapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectMerleau-Pontypor
dc.subjectCézannepor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.titleA Dúvida de Cézanne como propedêutica da arte no séc. XXIpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapor
oaire.citation.endPage183por
oaire.citation.startPage175por
oaire.citation.titlePhainomenon, Revista de Fenomenologiapor
oaire.citation.volume18/19por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
A dúvida de Cézanne como propedêutica da arte no século XXI.pdf
Size:
2.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: