Repository logo
 
Publication

Ensino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano

dc.contributor.authorSousa, Francisco
dc.date.accessioned2018-05-22T17:14:08Z
dc.date.available2018-05-22T17:14:08Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionIII Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente e III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba(PR) UTFPR, 2018.pt_PT
dc.description.abstractA presente comunicação aborda um estudo sobre uma experiência de ensino a distância (EaD) no contexto dos cursos de formação inicial de professores oferecidos por uma universidade portuguesa. Apesar de esses cursos serem presenciais, algumas disciplinas têm sido, total ou parcialmente, lecionadas online, sendo essa lecionação baseada no modelo MAPE. Após uma explicação sobre as características deste modelo, a comunicação foca a questão específica da adaptação do mesmo aos alunos do primeiro ano de um curso de licenciatura. Considerando que se tem verificado uma menor satisfação desses alunos, comparativamente a alunos de anos mais avançados do mesmo curso e a alunos de mestrado, o recorte do estudo aqui apresentado norteia-se por dois objetivos: (1) compreender a evolução da satisfação dos alunos do primeiro ano relativamente ao modelo MAPE; (2) discutir as sucessivas adaptações do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. A metodologia de investigação assentou na análise das respostas dos alunos a questionários online, entre os anos académicos de 2014/15 e 2017/18. Os resultados sugerem a existência de algumas melhorias na satisfação dos alunos ao longo dos referidos anos. Alguns dados relativos a sugestões de alteração de determinados aspetos da lecionação encorajam um esforço de continuação da adaptação do modelo aos referidos alunos.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSousa, F. (2018). Ensino a distância na formação inicial de professores: a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro ano. Comunicação apresentada ao III Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docente, Curitiba, Brasil.pt_PT
dc.identifier.issn2317-1065
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4698
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEven3pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.even3.com.br/Anais/sidpd/81947-ENSINO-A-DISTANCIA-NA-FORMACAO-INICIAL-DE-PROFESSORES--A-DIFICIL-ADAPTACAO-DO-MODELO-MAPE-AOS-ALUNOS-DO-PRIMEIRO-Apt_PT
dc.subjectEnsino a Distânciapt_PT
dc.subjectE-learningpt_PT
dc.subjectFormação de Professorespt_PT
dc.titleEnsino a distância na formação inicial de professores : a difícil adaptação do modelo MAPE aos alunos do primeiro anopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCuritiba, Brasilpt_PT
oaire.citation.titleIII Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente/III Congresso Internacional sobre Formação e Desenvolvimento Profissional Docentept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Curitiba_81947.pdf
Size:
587.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: