Publication
Envolvimento dos Alunos na Escola: Um Estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico na Ilha de São Miguel
datacite.subject.fos | Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Reis, Marta Cabral Bettencourt | |
dc.date.accessioned | 2024-04-15T13:20:06Z | |
dc.date.available | 2024-04-15T13:20:06Z | |
dc.date.issued | 2023-09-25 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Educação e Formação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores. | pt_PT |
dc.description.abstract | A presente investigação integra contributos de compreensão dos fenómenos educativos e sociais. Dentro destes, encontra-se o envolvimento dos alunos na escola (EAE) que, enquanto meta-construto, está sujeito à influência de fatores contextuais (professores e pais), comprometendo o sucesso escolar dos alunos. Dada a sua importância científica e a atualidade do seu estudo, o estudo que aqui se apresenta teve como objetivo caracterizar o envolvimento de alunos do 3.º ciclo da ilha de São Miguel e descortinar a sua relação com o feedback docente, o apoio parental e o sucesso escolar. A amostra incidiu sobre um total de 265 alunos, do género feminino e masculino, do 3.º ciclo do ensino básico de quatro escolas da ilha de São Miguel. Os dados foram recolhidos no 2.º período do ano letivo 2021/2022, com utilização dos seguintes instrumentos: Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D) (Veiga, 2013), Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores (EPAFP) (Carvalho et al., 2014) e Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental (PAAP) (adaptado por Silva et al., 2017). Os resultados indicaram elevados níveis de envolvimento, apesar destes diferirem em função do género, idade e classificações declaradas a Português e a Matemática. Constatou-se uma relação positiva e estatisticamente significativa entre o envolvimento dos alunos na escola, o feedback docente, o apoio parental e o sucesso escolar. Os resultados da regressão linear apontaram no sentido esperado, revelando que o feedback eficaz, o apoio parental e o sucesso escolar (classificações declaradas a Matemática) são preditores do envolvimento dos alunos na escola. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The present investigation includes contributions to understand educational and social phenomena. Within these, there is the students engagement in school (EAE) which, as a meta-construct, is subject to the influence of contextual factors (teachers and parents), compromising the academic success of students. Given its scientific importance and the timeliness of its study, the study presented here aimed to characterize the student engagement in the 3rd cycle of the island of São Miguel and uncover their relationship with teacher feedback, parental support and school success. The sample focused on a total of 265 students, male and female, from the 3rd cycle of basic education in four schools on the island of São Miguel. Data were collected in the 2nd period of the 2021/2022 school year, using the following instruments: Student Engagement Scale at School: A Four-Dimensional Scale (EAE-E4D) (Veiga, 2013), Student Perception Scale on Teacher Feedback (EPAFP) (Carvalho et al., 2014) and Student Perception Scale of Parental Support (PAAP) (adapted by Silva et al., 2017). The results indicated high levels of engagement, although these differ according to gender, age and declared classifications in Portuguese and Mathematics. A positive and statistically significant relationship was found between student engagement in school, teacher feedback, parental support and school success. Linear regression results pointed in the expected direction, revealing that effective feedback, parental support and school success (declared classification in Mathematics) are predictors of student engagement in school. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Reis, Marta Cabral Bettencourt. (2023). "Envolvimento dos Alunos na Escola: Um Estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico na Ilha de São Miguel". 96 p. (Dissertação de Mestrado em Educação e Formação). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2023. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/7006 | |
dc.identifier.tid | 203446747 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/7006 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Student Engagement in School | pt_PT |
dc.subject | School Success | pt_PT |
dc.subject | Basic Education | pt_PT |
dc.subject | Região Autónoma dos Açores | pt_PT |
dc.title | Envolvimento dos Alunos na Escola: Um Estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico na Ilha de São Miguel | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Formação | pt_PT |