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- Envolvimento dos alunos na escola: um estudo sobre o 1.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel.Publication . Teixeira, Cláudia Alexandra Oliveira Carreiro; Caldeira, Suzana NunesO Envolvimento dos Alunos na Escola (EAE) tem sido objeto de variados estudos com o intuito de esclarecer o construto, bem como contextualizar a sua importância, pois a evidência empírica tem vindo a mostrar que os níveis de envolvimento podem interferir nos resultados escolares dos alunos. Ademais, a investigação tem sido unânime no sentido de apontar o EAE como um indicador que potencia o sucesso e evita comportamentos de alienação relativamente à escola e ao processo de ensino-aprendizagem. Tendo por base o referido, o presente estudo procurou caracterizar o envolvimento dos alunos do 1.º ciclo da ilha de São Miguel e descortinar a sua relação com a profissionalidade docente (feedback dos professores), o envolvimento parental (apoio parental) e o sucesso escolar (classificações declaradas a Português). Para levar a cabo esta intenção, foi definida uma amostra de 219 alunos, de ambos os sexos, a frequentar o 4.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre 9 e 12 anos, pertencentes a três escolas básicas integradas da ilha de São Miguel. Os dados foram recolhidos através do inquérito por questionário, tendo sido utilizadas três escalas: a Escala de Envolvimento do Aluno na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D), de Feliciano Veiga (2013); a Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores (EPAFP) de Carolina Carvalho et al. (2014); e a Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental (PAAP) de Ysseldyke e Christenson, (2002) com adaptação de Cláudia Silva (2017). Os resultados mostraram que o envolvimento dos alunos inquiridos é elevado, tendo em conta o ponto médio da escala de resposta. Foi, também, possível identificar algumas diferenças nos níveis de envolvimento em função do género, mas não se verificou o mesmo em relação às reprovações. A partir do desenvolvimento deste estudo, e nesta amostra, percebeu-se, ainda, que o feedback eficaz e o apoio parental são preditores significativos do envolvimento dos alunos na escola. Em suma, este estudo procurou encontrar um elo entre variáveis que podem contribuir para trajetos escolares mais robustos desde as primeiras experiências com o sistema de ensino formal, sabendo que perceber o comportamento da variável EAE poderá abrir caminhos para a definição de formas concertadas de intervenção em meio educativo, rumo ao sucesso escolar.
- Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São MiguelPublication . Misturada, Beatriz da Silva; Caldeira, Suzana NunesO envolvimento do aluno na escola tem vindo a despertar algum interesse perante a comunidade da Educação, pelo seu papel protetor dos trajetos escolares. Neste âmbito, também o estudo da relação entre o envolvimento do aluno e feedback dos professores e o envolvimento do aluno e apoio parental têm merecido a atenção dos investigadores considerando as suas repercussões na vida escolar do aluno como também a sua ligação com o sucesso escolar. Posto isto, o objetivo da presente investigação é caracterizar o envolvimento de alunos do 2.º ciclo da ilha de São Miguel, em função de variáveis sociodemográficas e escolares, feedback dos professores, apoio parental e sucesso escolar. A amostra da presente investigação contou com 257 alunos, de ambos os géneros, do 2.º ciclo do ensino básico, especificamente, o 6.º ano de escolaridade de três escolas de três concelhos da ilha de São Miguel. Os dados foram obtidos através de um questionário, onde foram agregadas três escalas diferentes com o objetivo de estudar o envolvimento do aluno na escola, o feedback dos professores e o apoio parental, e uma parte destinada à caracterização sociodemográfica e escolar do aluno (género, idade, escola, número de reprovações, escolaridade dos pais e classificações de português e matemática). Em termos de resultados mais relevantes, regista-se que os alunos se manifestam tendencialmente envolvidos, não existem diferenças quanto ao género, o envolvimento cognitivo diminui com a progressão na idade e os comportamentos disruptivos tendem a aumentar. Os alunos sem reprovação obtém valores mais elevados na dimensão cognitiva e os com reprovação obtém mais valores elevados na dimensão comportamental. Os resultados também demonstram que quanto mais elevada a escolaridade dos pais, maior o envolvimento agenciativo e o cognitivo. Em relação ao feedback dos professores e ao apoio parental, os resultados indicam uma associação positiva entre estas variáveis e o envolvimento do aluno, sendo preditoras desta última variável.
- Effects of Natural Habitat and Season on Cursorial Spider Assemblages in Mediterranean VineyardsPublication . Ganem Coutinho, André; Ferrante, Marco; Lubin, Yael; Armiach Steinpress, Igor; Gish, Moshe; Sharon, Rakefet; Harari, Ally R.; Keasar, Tamar; Gavish-regev, EfratABSTRACT: Spiders are potential natural enemies of insect pests in many crops, and their species composition in the crop may be influenced by nearby natural habitats. Here, we examined the effects of the habitat type (different sampling positions within the vineyard and in the nearby natural habitat) on spider assemblages in vineyards. Spider species richness, assemblage composition, and diversity were evaluated by means of pitfall traps in early and late summer, in three commercial vineyards and their adjacent natural habitats in a Mediterranean landscape in northern Israel. We collected 688 spiders, belonging to 25 families and 61 species and morphospecies. Spider richness differed in the two seasons; more species were documented in early summer (47) than in late summer (33). The natural habitat had the highest species richness, with 34 species, while three vineyard positions were inhabited by only 27–31 species each. The natural habitat assemblage differed from the vineyard assemblages, with 15 species that were found only in the natural habitat, yet 11 species were shared by both the natural habitat and all vineyard positions. Both season (early vs. late in the cropping season) and the habitat (vineyard vs. natural) affected the spider assemblage composition. The study documents the large diversity of spiders in a Mediterranean vineyard agroecosystem. The information that we provide here is critical in assessing the potential for conservation biocontrol, where natural habitats may be a source of natural enemies for nearby vineyards.
- Envolvimento dos Alunos na Escola: Um Estudo no 3.º Ciclo do Ensino Básico na Ilha de São MiguelPublication . Reis, Marta Cabral Bettencourt; Caldeira, Suzana NunesA presente investigação integra contributos de compreensão dos fenómenos educativos e sociais. Dentro destes, encontra-se o envolvimento dos alunos na escola (EAE) que, enquanto meta-construto, está sujeito à influência de fatores contextuais (professores e pais), comprometendo o sucesso escolar dos alunos. Dada a sua importância científica e a atualidade do seu estudo, o estudo que aqui se apresenta teve como objetivo caracterizar o envolvimento de alunos do 3.º ciclo da ilha de São Miguel e descortinar a sua relação com o feedback docente, o apoio parental e o sucesso escolar. A amostra incidiu sobre um total de 265 alunos, do género feminino e masculino, do 3.º ciclo do ensino básico de quatro escolas da ilha de São Miguel. Os dados foram recolhidos no 2.º período do ano letivo 2021/2022, com utilização dos seguintes instrumentos: Escala de Envolvimento dos Alunos na Escola: Uma Escala Quadridimensional (EAE-E4D) (Veiga, 2013), Escala de Perceção dos Alunos sobre o Feedback dos Professores (EPAFP) (Carvalho et al., 2014) e Escala de Perceção dos Alunos do Apoio Parental (PAAP) (adaptado por Silva et al., 2017). Os resultados indicaram elevados níveis de envolvimento, apesar destes diferirem em função do género, idade e classificações declaradas a Português e a Matemática. Constatou-se uma relação positiva e estatisticamente significativa entre o envolvimento dos alunos na escola, o feedback docente, o apoio parental e o sucesso escolar. Os resultados da regressão linear apontaram no sentido esperado, revelando que o feedback eficaz, o apoio parental e o sucesso escolar (classificações declaradas a Matemática) são preditores do envolvimento dos alunos na escola.