Publication
A entrada no Ensino Superior : uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasil
dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo | |
dc.contributor.author | Mendes, Maria | |
dc.contributor.author | Martins, Maria J. | |
dc.contributor.author | Miranda, Raquel | |
dc.contributor.author | Silva, Nayara Nogueira | |
dc.date.accessioned | 2017-10-06T12:17:28Z | |
dc.date.available | 2017-10-06T12:17:28Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description | Textos selecionados a partir de comunicações apresentadas no 2º Seminário “Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos”, realizado pelo ObservatoriUM - Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (Campus de Gualtar, 9 de setembro de 2016). | pt_PT |
dc.description.abstract | A entrada no ensino superior (ES) constitui um marco importante no percurso de vida de muitos estudantes, pelo que representa em termos de escolhas realizadas e aspirações futuras. Mas, por vezes, tem ficado marcada por pungentes acontecimentos, alguns dos quais cerceadores da vida dos jovens. Esses acontecimentos tendem a ocorrer no âmbito das atividades de praxe, conceito aparentemente ligado à tradição de acolher os novatos nas instituições de ensino e na vida académica. Em Portugal, a intensidade negativa das situações de praxe tem levado a que a entidade que tutela o ES faça diversas recomendações às instituições e reiterados alertas aos estudantes. No Brasil as práticas praxistas vexatórias não são consentidas no interior das instituições de ensino. Procurar conhecer esta realidade de forma mais próxima e circunstanciada esteve na origem do Projeto PRAX_ES, cujas primeiras evidências públicas datam de 2014. Neste trabalho apresentam-se alguns elementos que permitem observar que estudantes da Universidade dos Açores e da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, duas universidades relativamente jovens no quadro das instituições de ensino superior de cada país, através da resposta à EASBPES (Matos, Jesus, Simões, & Nave, 2010), tendem a expressar mais acordo do que desacordo com as atividades de praxe por parte dos estudantes. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Universidade do Minho, FCT | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Caldeira, S. N.; Silva, O.; Mendes, M.; Martins, M. J.; Miranda, R.; & Silva, N. (2017). A entrada no Ensino Superior: uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasil. In L. S. Almeida & R. V. Castro (Orgs.), "Ser estudante no ensino superior: as respostas institucionais à diversidade de públicos", (pp. 64-81). ISBN: 978-989-8525-50-5. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação, Universidade do Minho. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-50-5 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/4438 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educação | pt_PT |
dc.subject | Entrada no Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Praxes | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.subject | Projeto PRAX_ES | pt_PT |
dc.title | A entrada no Ensino Superior : uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasil | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.awardURI | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT | |
oaire.citation.conferencePlace | Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (Campus de Gualtar, 9 de setembro de 2016) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 81 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 64 | pt_PT |
oaire.citation.title | Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos | pt_PT |
oaire.fundingStream | 5876 | |
project.funder.identifier | http://doi.org/10.13039/501100001871 | |
project.funder.name | Fundação para a Ciência e a Tecnologia | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
relation.isProjectOfPublication | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 | |
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery | 4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393 |