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A entrada no Ensino Superior : uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasil

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.contributor.authorMendes, Maria
dc.contributor.authorMartins, Maria J.
dc.contributor.authorMiranda, Raquel
dc.contributor.authorSilva, Nayara Nogueira
dc.date.accessioned2017-10-06T12:17:28Z
dc.date.available2017-10-06T12:17:28Z
dc.date.issued2017
dc.descriptionTextos selecionados a partir de comunicações apresentadas no 2º Seminário “Ser Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicos”, realizado pelo ObservatoriUM - Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (Campus de Gualtar, 9 de setembro de 2016).pt_PT
dc.description.abstractA entrada no ensino superior (ES) constitui um marco importante no percurso de vida de muitos estudantes, pelo que representa em termos de escolhas realizadas e aspirações futuras. Mas, por vezes, tem ficado marcada por pungentes acontecimentos, alguns dos quais cerceadores da vida dos jovens. Esses acontecimentos tendem a ocorrer no âmbito das atividades de praxe, conceito aparentemente ligado à tradição de acolher os novatos nas instituições de ensino e na vida académica. Em Portugal, a intensidade negativa das situações de praxe tem levado a que a entidade que tutela o ES faça diversas recomendações às instituições e reiterados alertas aos estudantes. No Brasil as práticas praxistas vexatórias não são consentidas no interior das instituições de ensino. Procurar conhecer esta realidade de forma mais próxima e circunstanciada esteve na origem do Projeto PRAX_ES, cujas primeiras evidências públicas datam de 2014. Neste trabalho apresentam-se alguns elementos que permitem observar que estudantes da Universidade dos Açores e da Universidade Federal de Viçosa – Campus Rio Paranaíba, duas universidades relativamente jovens no quadro das instituições de ensino superior de cada país, através da resposta à EASBPES (Matos, Jesus, Simões, & Nave, 2010), tendem a expressar mais acordo do que desacordo com as atividades de praxe por parte dos estudantes.pt_PT
dc.description.sponsorshipUniversidade do Minho, FCTpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, S. N.; Silva, O.; Mendes, M.; Martins, M. J.; Miranda, R.; & Silva, N. (2017). A entrada no Ensino Superior: uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasil. In L. S. Almeida & R. V. Castro (Orgs.), "Ser estudante no ensino superior: as respostas institucionais à diversidade de públicos", (pp. 64-81). ISBN: 978-989-8525-50-5. Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd) - Instituto de Educação, Universidade do Minho.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-50-5
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4438
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Educaçãopt_PT
dc.subjectEntrada no Ensino Superiorpt_PT
dc.subjectPraxespt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectProjeto PRAX_ESpt_PT
dc.titleA entrada no Ensino Superior : uma comparação entre instituições de Portugal e do Brasilpt_PT
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dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceObservatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho (Campus de Gualtar, 9 de setembro de 2016)pt_PT
oaire.citation.endPage81pt_PT
oaire.citation.startPage64pt_PT
oaire.citation.titleSer Estudante no Ensino Superior: As respostas institucionais à diversidade de públicospt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

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