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Crise da razão e declínio da religião

dc.contributor.authorLuz, José Luís Brandão da
dc.date.accessioned2014-02-10T15:33:11Z
dc.date.available2014-02-10T15:33:11Z
dc.date.issued2013-10
dc.descriptionXIII Simpósio da Associação Iberoamericana de Filosofia Política. "Liberdade e Poder no Mundo Contemporâneo", Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG-Brasil), 14 a 16 de outubro de 2013.por
dc.description.abstractO declínio da influência do cristianismo no delineamento da conduta moral das pessoas e na estruturação da vida social das comunidades e das nações tem vindo a alterar as nossas concepções sobre a justiça social, o significado da história, a organização da educação e a conduta moral. O fenómeno tem origens bem remotas, que muitos analistas ligam ao processo de fragilização que a cultura e a filosofia europeias infligiram à razão humana. Começaremos por apresentar as origens deste processo no esforço do pensamento moderno para apoiar na razão todo o conhecimento verdadeiro. De seguida, centraremos a atenção nos desenvolvimentos que a filosofia transcendental, o neopositivismo e a fenomenologia trouxeram para centrar na razão humana a construção do conhecimento científico do mundo e duma filosofia rigorosa. Abordaremos ainda as dificuldades que se abateram sobre este percurso da razão ao serviço exclusivo do conhecimento científico, lembrando as soluções do consenso social preconizadas pelas filosofias pós-modernas e as críticas que se dirigiram ao neopositivismo sobre as dificuldades de se apurar uma base indiscutível de sustentação da razão para garantir o domínio indiscutível do seu objecto. Em todo este trajecto, a razão foi perdendo a robustez que a abertura à totalidade e ao absoluto lhe conferia, desde os sistemas de pensamento da Antiguidade Clássica, e acabou por ficar confrontada com a incapacidade de responder pela solidez dos fundamentos em que procura assentar o seu conhecimento da realidade. A tomada de consciência da precaridade do conhecimento racional reflectiu-se na forma de nos relacionarmos com a religião, acabando por arrastá-la para o domínio do conhecimento subjectivo e para a esfera do privado.por
dc.identifier.citation«Crise da razão e declínio da religião», em "Anais do XIII Simpósio da Associação Iberoamericana de Filosofia Política. Liberdade e Poder no Mundo Contemporâneo", CD do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora, 2013, Minas Gerais, GT 8 – Liberdade religiosa e laicidade, 21 pp. Disponível também em: <http://www.ufjf.br/filosofiapolitica>por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2736
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Forapor
dc.subjectDescartespor
dc.subjectFreudpor
dc.subjectHabermaspor
dc.subjectHusserlpor
dc.subjectClaude Lévi-Strausspor
dc.subjectMartinho Luteropor
dc.subjectJacques Maritainpor
dc.subjectKarl Marxpor
dc.subjectBlaise Pascalpor
dc.subjectKarl Popperpor
dc.subjectJoseph Ratzingerpor
dc.subjectRichard Rortypor
dc.subjectJean-Jacques Rousseaupor
dc.subjectGeorge Steinerpor
dc.subjectWittgensteinpor
dc.subjectDescristianizaçãopor
dc.subjectNeopositivismopor
dc.subjectRazãopor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectSubjectividadepor
dc.titleCrise da razão e declínio da religiãopor
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceJuiz de Fota, MGpor
oaire.citation.endPage21por
oaire.citation.startPage1por
oaire.citation.titleXIII Simpósio da Associação Iberoamericana de Filosofia Política. Liberdade e Poder no Mundo Contemporâneopor
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