Repository logo
 
Publication

EAACE : um instrumento para a psicologia escolar

dc.contributor.authorTavares, Marta Januário
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo
dc.date.accessioned2018-06-05T11:41:41Z
dc.date.available2018-06-05T11:41:41Z
dc.date.issued2016-09
dc.description3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, 28 de setembro a 1 de outubro de 2016 (Acta).pt_PT
dc.description.abstractA assertividade revela ser protetora do sucesso académico e benéfica para o estabelecimento de relações saudáveis na convivência escolar. No entanto, parecem ser escassos ou inexistentes instrumentos de avaliação da assertividade visando especificamente o contexto escolar. Considerando que a assertividade corresponde a respostas ativadas por situações sociais e contextuais e sendo a escola um dos contextos de vida mais duradouros dos jovens, com especificidades na relação com as pessoas e com as tarefas, entendeu-se que poderia ser útil dispor de um instrumento de avaliação da assertividade adequado ao contexto escolar. Este trabalho apresenta, então, a Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE), e estudos sobre as suas propriedades psicométricas. Os estudos foram realizados com base numa amostra de 455 alunos, de ambos os sexos, do 3º ciclo e ensino secundário, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. No estudo da dimensionalidade, através da análise em componentes principais categórica, foram identificadas três dimensões: Assertividade Básica, Assertividade com Desconhecidos e Assertividade em Situações de Confronto. A fidelidade, avaliada através do coeficiente alfa de Cronbach, obteve bons indicadores de consistência interna. A validade, apreciada através do coeficiente de correlação ordinal de Spearman e dos testes Mann-Whitney e Kruskal-Wallis, é a qualidade que requer, ainda mais apuramento. Não obstante a necessidade de desenvolver mais estudos sobre a EAACE, espera-se que este instrumento possa ser utilizado pelos psicólogos escolares, enquanto instrumento de despiste de défices de assertividade, auxiliando no combate ao insucesso e minimização de vulnerabilidades em crianças e jovens.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationTavares, M., Caldeira, S., & Silva, O. (2016). EAACE: um instrumento para a psicologia escolar. In Actas do 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Lisboa, 28 Setembro 2016 a 1 de Outubro 2016 (pp. 37-48). Lisboa: Ordem dos Psicólogos Portugueses. ISBN: 978-989-99037-7-7pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99037-7-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4708
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherOrdem dos Psicólogos Portuguesespt_PT
dc.subjectAssertividadept_PT
dc.subjectInstrumento de Avaliaçãopt_PT
dc.subjectPsicólogo Escolarpt_PT
dc.subjectSucesso Escolarpt_PT
dc.titleEAACE : um instrumento para a psicologia escolarpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/UID%2FSOC%2F04647%2F2013/PT
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage48pt_PT
oaire.citation.startPage37pt_PT
oaire.citation.titleActas do 3º Congresso da Ordem dos Psicólogos Portuguesespt_PT
oaire.fundingStream5876
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isProjectOfPublication4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery4484854b-ac26-43a5-b489-765e7acc0393

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
EAACE Um Instrumento para a Psicologia Escolar.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: