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Bem te Quero : da educação parental à promoção dos direitos da criança

dc.contributor.authorPacheco, Sara
dc.contributor.authorTavares, Sara Catarina Pontes
dc.contributor.authorAmen, Joana
dc.contributor.authorLopes, Beatriz
dc.contributor.authorSousa, Marina
dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorCarvalho, Célia
dc.date.accessioned2017-04-01T13:05:49Z
dc.date.available2017-04-01T13:05:49Z
dc.date.issued2015
dc.descriptionXIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía, Área 5 Familia, Escuela y Comunidad. Universidad da Coruña, 2 de Setembro de 2015.pt_PT
dc.description.abstractÉ durante a primeira infância (até aos 18 meses) que existe maior disponibilidade das figuras parentais para o estabelecimento de relações positivas e de afeto e é, também, neste período que muitos cuidadores parecem sentir maiores dificuldades em responder às necessidades das crianças, principalmente às de ordem afetiva, assegurando as melhores condições à sua sobrevivência, ao desenvolvimento, à protecção e à livre participação. Desejando ajudar os pais a enfrentarem o desafio da parentalidade positiva, isto é, a serem mais efetivos na sua ação de zelar pelo desenvolvimento e bem-estar das crianças, num enquadramento balizado pelo princípio da responsabilidade parental e da prevalência da família, têm sido criados alguns programas de apoio socioeducativo. Porém, estes têm visado, sobretudo, pais com crianças de idade superior a dois anos. Para famílias com bebés, o número de programas específicos parece ser mais reduzido. Relevam-se os trabalhos de Olds (1988), voltados para mães grávidas e para famílias com crianças até aos dois anos. O Bem-Te-Quero (BTQ), sendo um programa de competências familiares, coloca a ênfase na promoção de competências parentais favorecedoras da qualidade da relação pais-bebé, dado aquela ser apontada como um dos principais preditores da saúde psicológica nos vários estádios do desenvolvimento, assim como, nos ganhos desenvolvimentais do bebé. De acordo com vários autores, os programas dirigidos a pais e cuidadores, em geral, que se focam no desenvolvimento dos saberes, capacidades e competências, não só parecem constituir excelentes oportunidades para o desenvolvimento dos próprios pais/cuidadores, como têm surgido associados a resultados positivos em termos de perceção de auto-eficácia e de satisfação daqueles relativamente ao desempenho da função parental. Espera-se, assim, que o BTQ se possa transformar num programa de educação para a parentalidade que, através da promoção da reflexão e da ação dos pais, concorra para a promoção do desenvolvimento da criança em contexto de família. Mais especificamente, aspira-se a que os pais/cuidadores se sintam mais capacitados para cuidar dos seus bebés, que os processos de funcionamento familiar saiam robustecidos e facilitados, que a relação diádica seja fortalecida e vivida positivamente e que haja franco benefício para o comportamento e/ou desenvolvimento da criança.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPacheco, S., Tavares, S., Amen, J., Lopes, B., Sousa, M., Nunes Caldeira, S., Barreto Carvalho, C. (2015, setembro). "Bem te quero: da educação parental à promoção dos direitos da criança". Comunicação apresentada no XIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia, Corunha, Espanha.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4048
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectCuidados Infantispt_PT
dc.subjectProcessos Interpessoais e Grupaispt_PT
dc.subjectServiços Sociais e Comunitáriospt_PT
dc.subjectChildrearing & Child Careen
dc.subjectGroup & Interpersonal Processesen
dc.subjectCommunity & Social Servicesen
dc.titleBem te Quero : da educação parental à promoção dos direitos da criançapt_PT
dc.title.alternativeBem te Quero : parental education and promotion of children's rightsen
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCorunha, Espanhapt_PT
oaire.citation.endPage285pt_PT
oaire.citation.startPage284pt_PT
oaire.citation.titleXIII Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
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