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Measuring the Quality of the Tourist Experience: The Case Study of the Azores

dc.contributor.authorMoniz, Ana Isabel Arruda
dc.contributor.authorHill, Maria Manuela Magalhães
dc.contributor.authorSilva, João Albino Matos da
dc.date.accessioned2014-01-13T13:27:04Z
dc.date.available2014-01-13T13:27:04Z
dc.date.issued2009
dc.date.updated2013-12-13T18:45:45Z
dc.description.abstractPor um desenvolvimento sustentável da actividade turística entende-se aquele que permite aumentar a qualidade de vida da população residente, promover a melhoria da qualidade da experiência turística, maximizar a rentabilidade das empresas locais e os efeitos multiplicadores do turismo e optimizar os impactes do turismo, assegurando um equilíbrio entre os benefícios económicos e os custos ambientais e socioculturais. Neste trabalho de investigação avaliasse uma das vertentes do conceito de sustentabilidade do turismo para o caso do destino turístico Açores: a qualidade da experiência turística. Atendendo à natureza subjectiva da qualidade do produto turístico, foi implementado um questionário a uma amostra de 400 turistas à saída da Região, durante a época alta (Verão), para se determinar a importância atribuída a um conjunto de vinte e cinco atributos na escolha do destino turístico Açores (expectativas), bem como a satisfação obtida na visita (percepções) perante esses mesmos atributos, de modo a avaliar o desempenho do destino turístico. A paisagem e a natureza foram os atributos considerados mais importantes na escolha do destino turístico, sendo igualmente aqueles que mais contribuíram para a satisfação com a visita. A satisfação média excedeu a importância média atribuída a todos os atributos e foram encontradas diferenças significativas em onze atributos. Através da aplicação da análise factorial, foram identificados seis factores subjacentes à escolha do destino turístico e cinco factores subjacentes à satisfação com a visita. A análise de clusters hierárquica permitiu revelar a presença de três grupos distintos de turistas com base na satisfação obtida na visita: os Encantados (37,5%), os Descobridores (47,7%) e os Sociáveis (14,8%). A qualidade da experiência turística influencia a intenção de regresso e a recomendação do destino.por
dc.description.abstractABSTRACT: This paper investigates one of the underlying dimensions of the sustainable tourism concept in the case of the Azores: the overall quality of the tourist experience. An exit questionnaire was given to a sample of 400 tourists during the high season (summer). Twenty-five attributes were evaluated to determine the relative importance in destination choice (expectations) and tourist satisfaction (perceptions), in order to measure destination performance. Scenery and nature received the highest mean scores in attribute importance and satisfaction. Average satisfaction exceeded average importance for all the attributes and significant differences were found in eleven attributes. Six relevant factors in destination choice and five relevant factors in destination performance were identified using factor analysis. Cluster analysis on the satisfaction factors revealed the presence of three distinct groups: the Delighted (37,5%), the Discoverers (47,7%) and Socializers (14,8%). Tourist satisfaction contributes to repeat visits and to the recommendation of the tourist destination to others.en
dc.identifier.citationMoniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Manuela Magalhães Hill; João Albino Silva. "Measuring the Quality of the Tourist Experience: The Case Study of the Azores", Revista Portuguesa de Estudos Regionais, 22: 63-75, 2009.en
dc.identifier.issn1645-586X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2587
dc.language.isoengpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherAssociação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional (APDR)por
dc.subjectSustentabilidade do Turismopor
dc.subjectQualidade da Experiência Turísticapor
dc.subjectAnálise de Expectativas/Percepçõespor
dc.subjectSatisfação com a Visitapor
dc.subjectAçores (Portugal)por
dc.subjectSustainable Tourismen
dc.subjectTourist Experienceen
dc.subjectExpectations/Perceptions Analysisen
dc.subjectTourist Satisfaction Clustersen
dc.subjectAzores (Portugal)en
dc.titleMeasuring the Quality of the Tourist Experience: The Case Study of the Azoresen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAngra do Heroísmopor
oaire.citation.endPage75por
oaire.citation.startPage63por
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Estudos Regionaispor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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