Repository logo
 

DGST - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals

Permanent URI for this collection

Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 9 of 9
  • The influence of teenagers on Family's Vacation Choice
    Publication . Tiago, Maria Teresa Borges; Tiago, Flávio Borges
    A interação e influência das crianças e dos adultos nos processos de decisão de compra familiares têm sido alvo de inúmeros trabalhos académicos. As evidências empíricas apontam para uma decisão partilhada, quer na fase de reconhecimento do problema, quer nas últimas etapas do processo de decisão. Neste artigo a tónica é colocada na influência e nas táticas negociais empregues pelos adolescentes nesse processo familiar, que não tem sido alvo de grande atenção, apesar da reconhecida importância deste segmento, tanto pelos investigadores como pelas empresas. Assim, procura-se com este trabalho aferir as perceções e as táticas empregues pelos adolescentes e pelos seus progenitores com relação a dois tipos de produtos: viagens de lazer e cereais para pequenos-almoços. A escolha de dois tipos de produtos com tipologias e complexidade diferente permite retirar ilações quanto aos padrões empregues e à influência das caraterísticas demográficas no comportamento familiar de decisão de compra.
  • Tourist satisfaction and loyalty in the hotel business: An application to the island of São Miguel, Azores
    Publication . Batista, Maria da Graça Câmara; Couto, João Pedro Almeida; Botelho, Diana Rocha; Faias, Cláudia
    Este artigo analisa a influência da qualidade do serviço na satisfação e fidelização dos clientes. Foi realizado um inquérito por questionário aos turistas e, com base nos dados recolhidos, procedeu-se à construção de um modelo de equações estruturais para testar a perceção de qualidade, satisfação e lealdade posterior de turistas. Os resultados sugerem que as principais variáveis que influenciam a satisfação são a qualidade do serviço oferecido e o modo como a gestão do hotel com as reclamações. Os fatores que mais contribuíram para a fidelização do turista foram o comprometimento afetivo, satisfação, preço, gestão de reclamações e a imagem do próprio hotel. Estes resultados apontam para fatores que podem ser usados, pelos gestores, como indicadores de como poderão gerar valor acrescentado para os seus clientes.
  • A Sustentabilidade do Turismo em Ilhas de Pequena Dimensão: O Caso dos Açores
    Publication . Moniz, Ana Isabel Arruda; Hill, Maria Manuela Magalhães; Silva, João Albino Matos da
    Esta investigação aborda o quadro teórico conceptual e metodológico relativo à sustentabilidade do turismo, apresentando as origens do conceito de turismo sustentável, as propostas para a sua definição, a evolução ocorrida na interpretação e os grandes tipos de abordagens à operacionalização do turismo sustentável, numa perspectiva de planeamento e de gestão estratégica de um destino turístico. No âmbito da investigação empírica, sugere-se e aplica-se um modelo de operacionalização da sustentabilidade do turismo ao caso dos Açores. Este modelo assenta na análise dos stakeholders, fundamentada na teoria dos stakeholders, amplamente divulgada e debatida na literatura da Gestão. Neste estudo foram analisadas e comparadas as percepções de três grupos de stakeholders em relação à sustentabilidade do turismo na Região: empresários do subsector do alojamento turístico, turistas e residentes. O propósito da investigação empírica foi ilustrar o contributo desta abordagem que advoga o envolvimento de todos os stakeholders para a formulação de metas holísticas para o planeamento, a gestão e o marketing de um destino turístico.
  • Measuring the Quality of the Tourist Experience: The Case Study of the Azores
    Publication . Moniz, Ana Isabel Arruda; Hill, Maria Manuela Magalhães; Silva, João Albino Matos da
    Por um desenvolvimento sustentável da actividade turística entende-se aquele que permite aumentar a qualidade de vida da população residente, promover a melhoria da qualidade da experiência turística, maximizar a rentabilidade das empresas locais e os efeitos multiplicadores do turismo e optimizar os impactes do turismo, assegurando um equilíbrio entre os benefícios económicos e os custos ambientais e socioculturais. Neste trabalho de investigação avaliasse uma das vertentes do conceito de sustentabilidade do turismo para o caso do destino turístico Açores: a qualidade da experiência turística. Atendendo à natureza subjectiva da qualidade do produto turístico, foi implementado um questionário a uma amostra de 400 turistas à saída da Região, durante a época alta (Verão), para se determinar a importância atribuída a um conjunto de vinte e cinco atributos na escolha do destino turístico Açores (expectativas), bem como a satisfação obtida na visita (percepções) perante esses mesmos atributos, de modo a avaliar o desempenho do destino turístico. A paisagem e a natureza foram os atributos considerados mais importantes na escolha do destino turístico, sendo igualmente aqueles que mais contribuíram para a satisfação com a visita. A satisfação média excedeu a importância média atribuída a todos os atributos e foram encontradas diferenças significativas em onze atributos. Através da aplicação da análise factorial, foram identificados seis factores subjacentes à escolha do destino turístico e cinco factores subjacentes à satisfação com a visita. A análise de clusters hierárquica permitiu revelar a presença de três grupos distintos de turistas com base na satisfação obtida na visita: os Encantados (37,5%), os Descobridores (47,7%) e os Sociáveis (14,8%). A qualidade da experiência turística influencia a intenção de regresso e a recomendação do destino.
  • Contributions of Marine Cluster for Regional Sustainability: Economic Prospective for Azores
    Publication . Paramio, Luz; Tiago, Maria Teresa Borges; Tiago, Flávio Borges; Vieira, José Cabral
    O presente artigo identifica e salienta um conjunto de benefícios e oportunidades derivados da aplicação da metodologia de clustering a vetores económicos endógenos, em particular, os do ambiente marinho. Num contexto de desenvolvimento regional, os clusters têm-se demonstrado importantes ferramentas para a governação e a implementação política. O atual contexto económico força as regiões a desenvolverem um novo paradigma de sustentabilidade. Assim, para o caso das pequenas regiões como os Açores, o modelo de desenvolvimento deve dar atenção às oportunidades decorrentes da governação dos seus recursos internos. Tendo por base uma abordagem de gestão estratégica, este trabalho efetua uma análise prospetiva que identifica o quadro, os fatores e os requisitos necessários para a definição de um Cluster do Mar para os Açores. O âmbito do cluster deve abranger não somente as principais atividades existentes no Mar dos Açores, bem como outros setores com potencial para a região e que se entrecruzam pelo uso e valor do Mar. A estrutura proposta visa contribuir para o desenvolvimento do Mar dos Açores, enquanto força económica endógena. Por outro lado, a presente investigação avalia as contribuições do cluster do mar para o sistema económico regional e nacional, bem como a sua ligação a outros vetores económicos. A proposta do Cluster do Mar dos Açores surge como um smart mechanism que permite o acompanhamento das dinâmicas derivadas da agenda europeia e internacional sobre os assuntos do mar, particularmente o crescimento económico e economia azul.
  • Ética, economia e sustentabilidade
    Publication . Martins, Nuno O.
    A crise económica e social actual levanta questões importantes acerca da sustentabilidade do sistema sócio-económico contemporâneo. Será argumentado aqui que, para responder à crise actual, torna-se necessário abordar duas questões éticas, designadas por Amartya Sen como a questão "Socrática", que se prende com a componente motivacional do agir humano (e o comportamento dos agentes económicos), e a questão "Aristotélica", que se relaciona com o bem comum (e tem implicações ao nível do impacto da distribuição na sustentabilidade social e económica). A crise actual resulta em larga medida de uma incapacidade da teoria económica ortodoxa para analisar estas duas questões, que sendo fundamentais para autores clássicos desde Adam Smith a Karl Marx, foram todavia marginalizadas dentro da teoria económica ortodoxa.
  • A ética kantiana e o espírito do cristianismo
    Publication . Martins, Nuno O.
    O presente trabalho procura fazer uma análise do pensamento ético de Immanuel Kant, e relacionar a moral kantiana com o conceito de pessoa do Cristianismo, tendo em conta a interpretação cristã de conceitos como matéria, forma e espírito. Será argumentado que a noção de "espírito" do Cristianismo se enquadra numa visão integral da pessoa humana, e não implica uma separação entre matéria e espírito, separação essa que se encontra presente implicitamente na moral kantiana. Será argumentado que uma visão cristã do pensamento kantiano permite obter uma visão diferente acerca da possibilidade do que Kant designa por santidade da vontade. Antes de começar a tratar as questões éticas que Kant aborda, vai-se procurar, na medida do possível, fazer uma breve introdução ao sistema kantiano, que constitui a base dos principais conceitos usados por Kant nas suas reflexões éticas. É indispensável, tendo em conta as questões que se pretende focar, ter esta perspectiva da origem dos conceitos utilizados e da globalidade do contexto onde se enquadram. É igualmente importante notar que será tratada a fase de Kant geralmente denominada por período crítico. (Introdução)
  • The ethics of freedom: on the moral foundations of economic analysis
    Publication . Martins, Nuno O.
    A filosofia utilitarista subjacente à escola neoclássica de economia tem sido amplamente criticada por Amartya Sen, facto esse que, segundo o autor do presente artigo, nos pode sugerir o desenvolvimento de uma teoria económica baseada numa concepção ampla de liberdade. Para Sen, com efeito, o conceito de liberdade comporta duas dimensões bem explícitas, uma relacionada com as oportunidades proporcionadas pela liberdade, e a outra relacionada com os aspectos processuais da mesma. No que se refere à primeira dimensão, o artigo sublinha sobretudo o facto de a liberdade proporcionar a possibilidade de realizar determinados objectivos, numa perspectiva consequencialista. Por outro lado, a dimensão processual da liberdade evidencia a importância dos direitos e dos procedimentos, pelo que o artigo mostra igualmente até que ponto Sen se encontra também em linha com as éticas de cariz deontológico. Dado, porém, que as abordagens consequencialista e deontológica tendem a ser consideradas incompatíveis, o artigo não pode deixar de levantar a questão relativa à coerência da concepção ética do próprio Amartya Sen. No final de contas, a intenção do artigo é precisamente demonstrar que estas duas abordagens (consequencialista e deontológica) não são necessariamente incompatíveis entre si, pelo que o autor procura no conceito de incerteza o elemento necessário a uma correcta com-preensão da relação que existe, nomeadamente no campo da economia, entre esses dois tipos de abordagem ética. Finalmente, no sentido de evidenciar a coerência da concepção de agente económico defendida por Sen, o artigo recorre também, entre outros, seja ao conceito "sentimento moral" desenvolvido por Adam Smith, seja à noção Kantiana de "imperativo moral".
  • The determinants of length of stay in the Azores : a count model approach
    Publication . Menezes, António Gomes de; Moniz, Ana Isabel Arruda
    This paper employs count data models to estimate the determinants of length of stay, as count models overcome censoring and truncation data issues associated with the positive integer nature of length of stay. Length of stay is critical to study consumption of local resources. This paper employs a rich micro dataset on tourists departing the Azores, a group of small Portuguese islands, widely perceived as a tourist destination with high growth potential due to its unique nature, which, hence, must be addressed with care given its small carrying capacity. This paper looks after the relationship between destination image and tourists’ behavior, focusing on the influence of destination image on length of stay. Environmental attitudes and destination image, constructed from a factor analysis exercise, also influence length of stay. It is found that sociodemographic profiles and trip attributes are important determinants of length of stay. The results suggest that promoting the Azores for its nature, landscape, remoteness, weather and safety may increase length of stay, unlike cultural heritage. Our framework provides an interesting tool for policymakers to analyse the determinants of length of stay, and, concomitantly, consumption of local resources. Policy implications are discussed.