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Impacto da comunicação empresarial na atração dos colaboradores : TalenterTM, um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMoniz, Ana Isabel Arruda
dc.contributor.advisorMendes, Armando Brito
dc.contributor.authorSousa, Carolina Raposo
dc.date.accessioned2016-08-30T16:44:23Z
dc.date.available2016-08-30T16:44:23Z
dc.date.issued2016-07-12
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 12 de Julho de 2016, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractA perceção que o indivíduo cria acerca da organização é conseguida através do que a marca representa e transmite ao público – a atração. Uma organização atrativa é aquela que “tem um poder de captar a atenção para a sua marca e encoraja os trabalhadores ativos a serem leais à organização” (Alnıaçık, Alnıaçık, Erat & Akçin, 2014, p. 337) – a retenção. Assim, a competição pelos melhores talentos tornou-se feroz e o employer brand passou a ser uma arma. Neste sentido, “uma marca do empregador bem-sucedida não só atrai e retém colaboradores talentosos, como também incentiva e motiva os funcionários a melhorar a produtividade e qualidade do produto e serviço” (Chunping & Li, 2011). Esta investigação aborda as perceções dos valores da marca do empregador como fator de atração, recrutamento e retenção dos colaboradores de uma organização. Propõe-se identificar, através de um inquérito por questionário, quais os elementos de comunicação que conduzem à tomada de conhecimento da marca do empregador, qual o grau de importância atribuído a estes elementos para a atratividade da marca, qual o grau de concordância perante os valores da marca do empregador e um conjunto de afirmações relativas à organização, relacionando-os com as caraterísticas sociodemográficas dos inquiridos. Ainda, discutem-se os resultados em termos de comprometimento afetivo dos colaboradores em relação à marca do empregador. O estudo empírico incide sobre uma amostra de 161 colaboradores da delegação da Talenter™ nos Açores, uma empresa portuguesa de recrutamento para trabalho temporário externo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The perception that an individual creates concerning to the organization is obtained through what the employer branding represents and transmits to the public - the attraction. An attractive organization is the one that “it has a power that draws applicants’ attention to employer branding and encourages existing employees to stay loyal to a company” (Alnıaçık, Alnıaçık, Erat & Akçin, 2014, p. 337) - the retention. In the competition for talent employer brand started to become a weapon: “A successful employer brand will not only attract and retain talented people, also encourage, motivate employees to improve productivity and quality of product and service” (Chunping & Li, 2011). This research draws on the perceptions of the employer’s brand values as a factor of attraction, recruitment and retention of employees of an organization. It is proposed to identify, using the survey methodology, which elements of communication leads to know of the employer brand, the degree of importance attributed to these elements to the attractiveness of the brand, the degree of agreement before the employer brand values and a set of statements on the organization, relating them with the sociodemographic characteristics of the respondents. Results are discussed in terms of the affective commitment of employees in relation to the employer’s brand. The empirical study focuses on a sample of 161 employees of the Talenter™, delegation in the Azores, a Portuguese recruitment company for external temporary work.en
dc.identifier.citationSousa, Carolina Raposo. "Impacto da comunicação empresarial na atração dos colaboradores: TalenterTM, um estudo de caso". 2016. 101 p.. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2016. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/3871>.pt_PT
dc.identifier.tid201272164pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3871
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCompromisso Organizacionalpt_PT
dc.subjectComunicação Empresarialpt_PT
dc.subjectComunicação Organizacionalpt_PT
dc.subjectMarketingen
dc.subjectValor da Marcapt_PT
dc.subjectBusiness Communicationen
dc.subjectEmployer Brandingen
dc.subjectEmployee Retentionen
dc.subjectOrganizational Attractivenessen
dc.titleImpacto da comunicação empresarial na atração dos colaboradores : TalenterTM, um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Económicas e Empresariaispt_PT

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