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- Impacto da comunicação empresarial na atração dos colaboradores : TalenterTM, um estudo de casoPublication . Sousa, Carolina Raposo; Moniz, Ana Isabel Arruda; Mendes, Armando BritoA perceção que o indivíduo cria acerca da organização é conseguida através do que a marca representa e transmite ao público – a atração. Uma organização atrativa é aquela que “tem um poder de captar a atenção para a sua marca e encoraja os trabalhadores ativos a serem leais à organização” (Alnıaçık, Alnıaçık, Erat & Akçin, 2014, p. 337) – a retenção. Assim, a competição pelos melhores talentos tornou-se feroz e o employer brand passou a ser uma arma. Neste sentido, “uma marca do empregador bem-sucedida não só atrai e retém colaboradores talentosos, como também incentiva e motiva os funcionários a melhorar a produtividade e qualidade do produto e serviço” (Chunping & Li, 2011). Esta investigação aborda as perceções dos valores da marca do empregador como fator de atração, recrutamento e retenção dos colaboradores de uma organização. Propõe-se identificar, através de um inquérito por questionário, quais os elementos de comunicação que conduzem à tomada de conhecimento da marca do empregador, qual o grau de importância atribuído a estes elementos para a atratividade da marca, qual o grau de concordância perante os valores da marca do empregador e um conjunto de afirmações relativas à organização, relacionando-os com as caraterísticas sociodemográficas dos inquiridos. Ainda, discutem-se os resultados em termos de comprometimento afetivo dos colaboradores em relação à marca do empregador. O estudo empírico incide sobre uma amostra de 161 colaboradores da delegação da Talenter™ nos Açores, uma empresa portuguesa de recrutamento para trabalho temporário externo.
- Development of decision support tools for implementing mitigation strategies of Medfly populationsPublication . Pimentel, Reinaldo Macedo Soares; Lopes, David João Horta; Mexia, António Maria Marques; Mumford, John DavidA Mosca-do-Mediterrâneo (Ceratitis capitata Wiedemann) é uma das principais ameaças para o comércio de frutas frescas por todo o mundo devido ao impacto económico negativo na qualidade dos frutos e à capacidade de adaptação desta a uma ampla variedade de condições geográficas e climáticas. Considerando-se todos os trabalhos já realizados nos Açores, principalmente na Ilha Terceira sobre esta problemática, com a perspetiva de resolver problemas operacionais que normalmente surgem nos programas de controlo integrado da mosca-do-Mediterrâneo, nomeadamente os relacionados com a agregação desta praga e sua distribuição espacial, que os principais objetivos do presente trabalho foram: analisar a dinâmica populacional da Mosca-do-Mediterrâneo nas Ilhas Terceira e São Jorge (Açores); avaliar o impacto de estações esterilizadoras de longa duração (1 ano) contra as suas populações adultas; avaliar se existia qualquer relação significativa entre a abundância de adultos selvagens de mosca-do-Mediterrâneo e as características espaciais de um determinado local a tratar; e avaliar a eficiência de três métodos de análise geomática para estimar valores de moscas por armadilha, por dia, para áreas não fora do âmbito de amostragem e para as condições da Ilha Terceira e da ilha de S. Jorge. Os estudos de dinâmica populacional revelaram, na Ilha de São Jorge, uma proporção sexual dos machos / fêmeas significativamente menor do que o observado na Ilha Terceira e em termos de dinâmica populacional revelou também que as dinâmicas populacionais nas duas Ilhas estudadas estão geralmente relacionadas com a disponibilidade e abundância de frutos nos seus hospedeiros. No entanto, o número de picos populacionais ou registos de capturas poderão não ser uma base fidedigna para a tomada de decisão por parte do produtor. Na Ilha Terceira, em determinadas condições, foram observadas infestações de mosca-do-Mediterrâneo em alguns frutos (por exemplo, frutos Solanum mauritianum), enquanto, em simultâneo neste hospedeiro não houve quaisquer registos de adultos. [...].