Repository logo
 
Publication

A importância das vivências em práticas físicas e desportivas do professor de Educação Física na construção do seu saber profissional

dc.contributor.authorAugusto, Isabel de Fátima Naia dos Reis
dc.contributor.authorCondessa, Isabel
dc.date.accessioned2017-03-23T18:35:02Z
dc.date.available2017-03-23T18:35:02Z
dc.date.issued2013-07
dc.descriptionIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde, "Desafios e Oportunidades num Mundo em Mudança". Braga, Universidade do Minho 3 a 6 de Julho de 2013.pt_PT
dc.description.abstractO perfil do professor de educação física (EF) compreende uma diversidade de experiências e vivências em atividades físicas e desportivas, adquiridas antes da formação inicial e ao longo do desenvolvimento profissional, contribuindo para uma melhor prática de ensino. O presente estudo pretendeu conhecer a influência da preparação no âmbito da formação específica, realizada ao longo da vida na construção do desenvolvimento profissional de alguns professores de educação física da Região Autónoma dos Açores (RAA). Deste modo, no ano letivo de 2011/2012 selecionámos uma amostra de 64 professores de EF, que lecionavam nas escolas pertencentes ao concelho de Ponta Delgada a quem foi solicitado o preenchimento de um inquérito por questionário. Este instrumento, construído para o estudo, abarcou uma análise retrospetiva das experiências em atividades físicas e desportivas (AFD) e das suas conceções sobre a sua importância no seu desenvolvimento profissional como docentes. Os resultados permitiram concluir que a maioria dos professores de EF inquiridos, naturais da RAA e de outras regiões, independentemente da sua naturalidade ou escola de formação fruiu de uma vida repleta de experiências em práticas físicas e desportivas, quer como atletas quer como treinadores. Segundo as conceções destes professores de EF, o seu passado em práticas físicas e desportivas exerceu uma grande influência no seu desempenho profissional, nos domínios da formação pessoal e profissional e do conhecimento pedagógico-didáctico. O gosto pela prática desportiva e o modelo de antigos professores, foram ainda dois fatores que também influenciaram, a opção de seguir a carreira educativa como professores de EF. As estratégias mais comuns para desenvolver o seu saber profissional como professores de EF, consistem nas ações de formação e nas tarefas realizadas entre pares, enquanto como treinadores são indicadas, igualmente, as ações de formação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAugusto, I & Condessa, M.I. (2013). "A importância das vivências em práticas físicas e desportivas do professor de Educação Física na construção do seu saber profissional". In: Pereira, B.O., Carvalho, G.S., Cunha, C. & Nídio, A. (Coord.), Atas do IX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde. Desafios e Oportunidades num Mundo em Mudança (Vol. 1), pp. 217-230. Braga: CIEC, Universidade do Minho.pt_PT
dc.identifier.issn978-972-8952-27-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4039
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)pt_PT
dc.subjectEducação Físicapt_PT
dc.subjectSaber Profissionalpt_PT
dc.subjectAtividades Físicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento Profissionalpt_PT
dc.subjectAtividade Desportivapt_PT
dc.subjectVivênciapt_PT
dc.titleA importância das vivências em práticas físicas e desportivas do professor de Educação Física na construção do seu saber profissionalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga: CIEC - U. Minhopt_PT
oaire.citation.endPage230pt_PT
oaire.citation.startPage219pt_PT
oaire.citation.titleIX Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúdept_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
8a_atas_Sieflas_2013_AI&CI.pdf
Size:
2.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: