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Construção e gestão de materiais pedagógicos no ensino da matemática : uma adaptação do Método de Singapura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico

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A utilização adequada de materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem revela um vasto conjunto de potencialidades fundamentais para a formação integral das crianças/alunos, contribuindo para a qualidade educativa. Várias são as investigações que têm destacado a importância da utilização destes recursos na promoção da integração curricular e de aprendizagens significativas, salientando o respetivo potencial para alcançar o sucesso educativo. Tendo em consideração que a Matemática é uma área/domínio fundamental na formação e desenvolvimento da criança/aluno, considera-se que todo o processo educativo, desde muito cedo, deverá promover aprendizagens potenciadoras do sucesso nesta área, sendo fundamental para isso um extremo cuidado científico e didático na elaboração e implementação dos materiais. Neste contexto, surge a necessidade de refletirmos sobre recursos e práticas educativas que sejam veículo de aprendizagens integradas e significativas para as crianças/alunos no âmbito da Matemática. É com base nestes pressupostos que decidimos investir na construção e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da Matemática, tendo como base os pressupostos científico-pedagógicos do Método de Singapura, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório constitui-se como um espaço aberto à apresentação, análise e reflexão crítica e fundamentada sobre as práticas pedagógicas realizadas em contexto de estágio, aprofundando o trabalho aí desenvolvido a propósito dos processos encetados na construção e validação de materiais pedagógicos para o ensino da Matemática, mediante a adaptação dos princípios norteadores do Método de Singapura. Neste cenário, a nossa ação envolveu princípios de investigação-ação, considerando algumas das características de Educational Design Research (EDR). Os materiais assim construídos e explorados foram alvo de melhorias sucessivas a partir de contributos diversos que envolveram o trabalho colaborativo sistemático com os cooperantes, orientadores de estágio e de relatório, a colega de estágio e outros docentes da Escola. A análise e reflexão feita neste relatório destaca que os materiais pedagógicos considerados revelam, na sua globalidade, um elevado potencial científico e pedagógico, contribuindo para o adequado desenvolvimento e consolidação das aprendizagens pretendidas. Estes mostraram-se relevantes, consistentes e de fácil utilização nos contextos em que foram testados. Adiantamos ainda que, no sentido de aprofundar o estudo da eficácia destes materiais, seria importante prosseguir para a testagem mais alargada (outras salas/crianças, docentes e escolas) dos mesmos.
ABSTRACT: The adequate use of teaching materials in the teaching-learning process reveals a vast set of fundamental potentialities for the integral formation of children/students, contributing to the quality of education. Several researches have shown the importance of using these materials to promote curricular integration among different areas of the curricula, highlighting their potential for educational success. Taking into account that Mathematics is a fundamental area/domain in the formation and development of the child/student, it is considered that the whole educational process, from a very early age, should promote learning that will be successful in this area. In this context, there is a need to reflect on educational resources and practices that are a vehicle for integrated and meaningful learning for children/students in the area of Mathematics. It is based on these assumptions that we decided to invest in the construction and management of teaching materials for Mathematics teaching, based on the scientific-pedagogical assumptions of the Singapore Math, in the context of Preschool Education and the 1st Cycle of Basic Education. This report constitutes a space open to the presentation, analysis and critical reflection on the pedagogical practices carried out in the context of internship, deepening the work developed there in relation to the processes initiated in the construction and validation of pedagogical materials for the teaching of Mathematics, by adapting the guiding principles of the Singapore Math. In this scenario, our action involved principles of action research, considering some of the characteristics of Educational Design Research (EDR). The materials thus constructed and explored were the subject of successive improvements based on various contributions that involved systematic collaborative work with the co-operators, trainees and report counsellors, the trainee colleague and other teachers of the School. Therefore, considering the processes of creating and validating the pedagogical materials that were analysed and their scientific and pedagogical potential, we evaluate positively their practicability in the context of this research. These materials were found to be relevant, consistent, and user-friendly in the contexts in which they were tested. They proved to be particularly effective in the promotion of Math’s learning process. In addition, we consider that in order to deepen the study of the effectiveness of these materials, it would be important to continue with the wider testing (other rooms/children, teachers and schools) of these materials.

Description

Mestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 16 de janeiro de 2018, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).

Keywords

Educação Pré-Escolar Ensino Básico (1º Ciclo) Ensino de Matemática Materiais Pedagógicos Método de Singapura Prática Pedagógica Pedagogical Training Preschool Education Primary Education Pedagogical Materials Math’s Teaching Process Singapore Math

Citation

Abreu, João Cristiano Figueira. "Construção e gestão de materiais pedagógicos no ensino da matemática: uma adaptação do Método de Singapura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico". 2018. 163 p.. (Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Relatório de Estágio). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4645>.

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