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- Produção e utilização de composto na cultura do milhoPublication . Araújo, Diogo Ferreira; Monjardino, Paulo Ferreira Mendes; Pinheiro, Jorge Alberto Vieira FerrazNas explorações agrícolas em que se produz milho forrageiro, verifica-se recorrentemente um diferencial negativo da fração orgânica persistente no solo, levando à depreciação da sua fertilidade e depauperação. Acresce a isso a elevada exportação de nutrientes que é efetuada por esta cultura. Entretanto há elevada disponibilidade de diversos materiais, como as ramagens e lamas de estações de tratamento de águas residuais, que são frequentemente consideradas como resíduos, mas que podem servir para a fertilização orgânica desta e doutras culturas. Este projeto teve dois objetivos: estudar o processo de maturação do composto feito à base de ramagens trituradas misturadas com lamas de tratamento de águas residuais e com lamas de tratamento de efluentes da indústria de lacticínios; e avaliar o impacte nutricional que tiveram na cultura do milho, tendo como termo de comparação a fertilização química e composto obtido exclusivamente à base de ramagens. Fez-se um ensaio de campo com diversas modalidades de compostos com vista a avaliar o impacto que teve na produtividade do milho forrageiro. Também se avaliou o processo de compostagem à escala industrial, neste caso reduzindo-se à mistura de lamas de tratamento de efluentes da indústria de lacticínios com ramagens na proporção 1:1 (peso fresco). Verificámos a inexistência de diferenças significativas de produtividade em todas as modalidades ensaiadas, contudo uma das modalidades de composto excedeu a produtividade obtida com a fertilização química. Efetuou-se a monitorização do valor nutricional do composto, da humidade, temperatura, de emissões gasosas e pH ao longo do período de compostagem. Destes dois ensaios concluímos que o composto obtido à base de ramagens e lamas tem valor agronómico, é executável à escala industrial e por isso é uma enorme mais valia para a agricultura e o ambiente.
- Construção e gestão de materiais pedagógicos no ensino da matemática : uma adaptação do Método de Singapura no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Abreu, João Cristiano Figueira; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaA utilização adequada de materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem revela um vasto conjunto de potencialidades fundamentais para a formação integral das crianças/alunos, contribuindo para a qualidade educativa. Várias são as investigações que têm destacado a importância da utilização destes recursos na promoção da integração curricular e de aprendizagens significativas, salientando o respetivo potencial para alcançar o sucesso educativo. Tendo em consideração que a Matemática é uma área/domínio fundamental na formação e desenvolvimento da criança/aluno, considera-se que todo o processo educativo, desde muito cedo, deverá promover aprendizagens potenciadoras do sucesso nesta área, sendo fundamental para isso um extremo cuidado científico e didático na elaboração e implementação dos materiais. Neste contexto, surge a necessidade de refletirmos sobre recursos e práticas educativas que sejam veículo de aprendizagens integradas e significativas para as crianças/alunos no âmbito da Matemática. É com base nestes pressupostos que decidimos investir na construção e gestão de materiais pedagógicos para o ensino da Matemática, tendo como base os pressupostos científico-pedagógicos do Método de Singapura, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório constitui-se como um espaço aberto à apresentação, análise e reflexão crítica e fundamentada sobre as práticas pedagógicas realizadas em contexto de estágio, aprofundando o trabalho aí desenvolvido a propósito dos processos encetados na construção e validação de materiais pedagógicos para o ensino da Matemática, mediante a adaptação dos princípios norteadores do Método de Singapura. Neste cenário, a nossa ação envolveu princípios de investigação-ação, considerando algumas das características de Educational Design Research (EDR). Os materiais assim construídos e explorados foram alvo de melhorias sucessivas a partir de contributos diversos que envolveram o trabalho colaborativo sistemático com os cooperantes, orientadores de estágio e de relatório, a colega de estágio e outros docentes da Escola. A análise e reflexão feita neste relatório destaca que os materiais pedagógicos considerados revelam, na sua globalidade, um elevado potencial científico e pedagógico, contribuindo para o adequado desenvolvimento e consolidação das aprendizagens pretendidas. Estes mostraram-se relevantes, consistentes e de fácil utilização nos contextos em que foram testados. Adiantamos ainda que, no sentido de aprofundar o estudo da eficácia destes materiais, seria importante prosseguir para a testagem mais alargada (outras salas/crianças, docentes e escolas) dos mesmos.