| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.63 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
[…].
O objetivo de qualquer processo investigativo é construir conhecimento. O propósito de qualquer estudante em todos os níveis de ensino é, também, conhecer. Ou seja, construir conhecimento. Apesar das contribuições de Piaget, desde há décadas, muitas vezes, em educação e na formação continua-se a apostar na "transmissão de conhecimento" na expectativa de que este seja "apreendido" pelos destinatários. Todos os indicadores apontam que só existe aprendizagem quando esta é "construída" ativamente pelo "agente" de aprendizagem. Ou seja, o estudante. Daí uma das apostas fundamentais desta iniciativa. Noutro âmbito, o da tradição da investigação académica, o propósito agora lançado é envolver os estudantes no processo de construção do conhecimento científico sistematicamente produzido. Estamos conscientes de que há um longo caminho a percorrer. Possivelmente, dada a falta de tradição de implicar os "leigos", na produção científica, no âmbito universitário, este desafio é ainda maior. […]
Description
I Encontro Internacional de Jovens Investigadores, "JOIN 2016". Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 15 e 16 de abril de 2016.
Keywords
Ciência Ensino Superior Estudante do Ensino Superior Investigação Científica
Pedagogical Context
Citation
[apelido], [nome] (2017). [“título do texto”] in Pedro Francisco González (Coordenador) e Jorge Manuela Ávila de Lima, JOIN 2016: I Encontro Internacional de Jovens Investigadores, 1, Ponta Delgada, 2016. JOIN 2016: atas. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. ISBN 978-989-8870-00-1
Publisher
Universidade dos Açores
