Publication
A música na infância : notas para uma reflexão em contexto de estágio
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Fialho, Adolfo Fernando da Fonte | |
dc.contributor.author | Pacheco, Maria José Botelho Leite | |
dc.date.accessioned | 2022-04-21T12:23:49Z | |
dc.date.available | 2022-04-21T12:23:49Z | |
dc.date.issued | 2021-11-29 | |
dc.description | Mestrado (Relatório de Estágio), Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, 29 de novembro de 2021, Universidade dos Açores. | pt_PT |
dc.description.abstract | O presente Relatório de Estágio tem como principal objetivo apresentar e analisar a ação educativa desenvolvida nos Estágios Pedagógicos I e II, desenvolvidos no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. Para além da análise e reflexão que fazemos acerca das nossas práticas pedagógicas e dos contextos em que as mesmas se desenvolveram, aprofundamos uma temática em particular, fruto da nossa motivação pessoal e do interesse que a mesma nos tem despertado ao longo da nossa formação, nomeadamente o(s) contributo(s) da Música no desenvolvimento da criança, contexto que serviu de mote para o título do nosso trabalho: “A Música na Infância: Notas para uma reflexão em contexto de estágio”. Assim, damos a conhecer o conjunto de atividades realizadas no decorrer dos dois Estágio Pedagógicos, com especial realce para aquelas em que convocámos a Música, realçando o seu papel na infância, bem como na ação educativa quotidiana dos docentes destes níveis de ensino. É nossa convicção de que as Expressões Artísticas são imprescindíveis para um completo e equilibrado desenvolvimento da criança sendo, por isso, importante explorá-las em todas as suas vertentes. No caso particular da Música, esta faz parte da nossa vida, mesmo antes de nascermos, e assume-se como um instrumento fundamental para comunicarmos uns com os outros e interpretarmos o mundo que nos rodeia, razão pela qual deve ser valorizada e explorada desde a mais tenra idade. Neste contexto, e por forma a entendermos o seu verdadeiro potencial no desenvolvimento global dos mais pequenos, desenvolvemos um estudo empírico, que acompanhou os nossos estágios, através do qual procurámos compreender as conceções de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em relação ao lugar e ao papel das Expressões Artísticas e da Música, em particular, nas suas práticas diárias. Foram inquiridos, no total, 250 docentes que, na sua globalidade, reconheceram a importância da Música e adiantaram os contextos do seu dia a dia em que a mesma é explorada. Falaram-nos ainda das dificuldades encontradas na sua exploração, fruto de constrangimentos vários, relacionados com a sua formação e com os recursos disponíveis nas escolas, agravadas em muito com o cenário pandémico que vivemos e com o consequente recurso ao ensino a distância, experiência sobre a qual também refletimos. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT: The main objective of the following Stage Report is to present and analyze the educational action developed in the Pedagogical Internship I and II, developed on the Pre-School Education and 1st Cycle Elementary School context, within the master’s degree in Pre-School Education and 1st Cycle Elementary School, at the University of the Azores. Apart from the analysis and reflection we do about our pedagogical practices and of the contexts in which the same were developed, we deepen in a particular topic as a result from our own personal motivation and the interest it has aroused over our formation, namely the contribution(s) that the Music provides on child development, which was the context that served as the motto for the title of our essay: The Music in Childhood: Notes for a reflexion in the internship context”. Therefore, we present the setoff activities held during both Pedagogical Internships, in particular the ones in which we use the Music, pointing out not only its role in the childhood as well as in the daily educational action of the teaching staff on both levels of education. We believe that the Artistic Expressions are crucial for a complete and balanced child development, therefore being important to explore them in all aspects. In the case of Music, it is part of our lives even before we are born and constitutes a vital instrument to communicate with each other and to interpret the world that surrounds us, which is the reason it should be valued and explored from a young age. In this context, and as way to understand its true potential in the global development of the younger, we developed an empirical study that followed along our internships in which we tried to understand the concepts of Pre-School Educators and 1st Cycle Elementary School teachers regarding the priority and role of the Artistic Expressions and the Music, particularly in their daily practices. There was a total of two hundred and fifty (250) teaching staff inquired that, in its entirety, realized the importance of the Music and gave their daily contexts in which it is explored. They also spoke about the difficulties encountered in its exploration that were brought up by many constraints related with their formation and the available resources in the school, aggravated with the pandemic scenario we live in and the resulting use of distance learning, an experience we also reflect on. | en |
dc.identifier.citation | Pacheco, Maria José Botelho Leite (2021). "A música na infância: notas para uma reflexão em contexto de estágio", 194 p.. Mestrado (Relatório de Estágio) em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ponta Delgada: Universidade dos Açores. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6263> | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202802477 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/6263 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Musical | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico (1.º Ciclo) | pt_PT |
dc.subject | Estágio Pedagógico | pt_PT |
dc.subject | Expressão Artística | pt_PT |
dc.subject | Infância | pt_PT |
dc.subject | 1st Cycle of Basic Education | en |
dc.subject | Artistic Expressions | en |
dc.subject | Musical Expression | en |
dc.subject | Pedagogic Internship | en |
dc.subject | Pre-School Education | en |
dc.title | A música na infância : notas para uma reflexão em contexto de estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- DissertMestradoMariaJoseBotelhoLeitePacheco2021.pdf
- Size:
- 5 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format