Browsing by Issue Date, starting with "2021-11-29"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A música na infância : notas para uma reflexão em contexto de estágioPublication . Pacheco, Maria José Botelho Leite; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio tem como principal objetivo apresentar e analisar a ação educativa desenvolvida nos Estágios Pedagógicos I e II, desenvolvidos no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. Para além da análise e reflexão que fazemos acerca das nossas práticas pedagógicas e dos contextos em que as mesmas se desenvolveram, aprofundamos uma temática em particular, fruto da nossa motivação pessoal e do interesse que a mesma nos tem despertado ao longo da nossa formação, nomeadamente o(s) contributo(s) da Música no desenvolvimento da criança, contexto que serviu de mote para o título do nosso trabalho: “A Música na Infância: Notas para uma reflexão em contexto de estágio”. Assim, damos a conhecer o conjunto de atividades realizadas no decorrer dos dois Estágio Pedagógicos, com especial realce para aquelas em que convocámos a Música, realçando o seu papel na infância, bem como na ação educativa quotidiana dos docentes destes níveis de ensino. É nossa convicção de que as Expressões Artísticas são imprescindíveis para um completo e equilibrado desenvolvimento da criança sendo, por isso, importante explorá-las em todas as suas vertentes. No caso particular da Música, esta faz parte da nossa vida, mesmo antes de nascermos, e assume-se como um instrumento fundamental para comunicarmos uns com os outros e interpretarmos o mundo que nos rodeia, razão pela qual deve ser valorizada e explorada desde a mais tenra idade. Neste contexto, e por forma a entendermos o seu verdadeiro potencial no desenvolvimento global dos mais pequenos, desenvolvemos um estudo empírico, que acompanhou os nossos estágios, através do qual procurámos compreender as conceções de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico em relação ao lugar e ao papel das Expressões Artísticas e da Música, em particular, nas suas práticas diárias. Foram inquiridos, no total, 250 docentes que, na sua globalidade, reconheceram a importância da Música e adiantaram os contextos do seu dia a dia em que a mesma é explorada. Falaram-nos ainda das dificuldades encontradas na sua exploração, fruto de constrangimentos vários, relacionados com a sua formação e com os recursos disponíveis nas escolas, agravadas em muito com o cenário pandémico que vivemos e com o consequente recurso ao ensino a distância, experiência sobre a qual também refletimos.
- As traduções de The Casual Vacancy, de J. K. Rowling, para Português Europeu e Português do BrasilPublication . Azevedo, Natália de Souza; Faria, Dominique Almeida Rosa; Silva, Helena Margarida MateusO ponto de partida para o presente trabalho é a identificação e comparação de tendências no processo tradutório para duas variantes da Língua Portuguesa – Português Europeu (PE) e o Português Brasileiro (PB). Para esse efeito, elegeu-se a mais recente obra publicada da autora britânica J. K. Rowling, The Casual Vacancy, de onde são selecionados alguns casos pertinentes e a partir dos quais faz-se um reconhecimento dos ganhos e perdas na transposição de uma língua para outra. Faz-se também uma comparação entre os resultados das traduções nas variantes europeia – Uma Morte Súbita – e brasileira – Morte Súbita – e seus possíveis efeitos nos respetivos leitores, considerando aspetos linguísticos e culturais que desafiam as habilidades de um tradutor. Propõe-se ainda um resgate histórico-geográfico que possa justificar as estratégias frequentemente adotadas pelos tradutores nos textos em questão, refletindo tendências recorrentemente adotadas de modo geral no Brasil e em Portugal.