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Influência do branding e da comunicação no comportamento do consumidor da Nespresso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorMoniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda
dc.contributor.advisorSilva, Osvaldo Dias Lopes da
dc.contributor.authorCâmara, Nina Carlota Botelho
dc.date.accessioned2025-05-22T09:57:27Z
dc.date.available2025-05-22T09:57:27Z
dc.date.issued2025-02-24
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Ciências Económicas e Empresariais, 24 de fevereiro de 2025, Universidade dos Açores.
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar o impacto das atividades de marketing digital da marca Nespresso, nomeadamente através de redes sociais e do website, sobre a brand experience e o brand equity. A Nespresso, uma marca líder no setor de café em cápsulas premium, é amplamente reconhecida pela sua forte presença global e pela utilização estratégica de plataformas digitais para promover os seus produtos e interagir com consumidores em todo o mundo. Neste estudo, foi aplicado um questionário online, obtendo-se uma amostra de 358 participantes, maioritariamente jovens e residentes nos Açores, com o objetivo de perceber se essas interações digitais criam experiências de marca e influenciam o capital da marca. Os resultados mostraram que as atividades de marketing em redes sociais tiveram um impacto positivo tanto na experiência da marca (brand experience) quanto no capital da marca (brand equity), demonstrando a importância das redes sociais para o envolvimento dos consumidores e o fortalecimento da marca. No modelo do website, denotou-se, igualmente, o impacto da qualidade do website na criação de brand experience e de brand equity. Ao realçar a importância das redes sociais e da qualidade do website como ferramentas poderosas para criar envolvimento e fortalecer a ligação emocional dos consumidores com a marca, o estudo sugere que o sucesso das estratégias de marketing digital está fortemente ligado à criação de experiências de marca envolventes. Além disso, destaca-se a necessidade contínua de otimizar as estratégias digitais, tanto em websites quanto nas redes sociais, para garantir uma construção de brand experience, e um impacto mais eficaz na construção de brand equity e no comportamento dos consumidores.por
dc.description.abstractABSTRACT: The present study aimed to analyze the impact of Nespresso’s digital marketing activities, specifically through social media and the website, on brand experience and brand equity. Nespresso, a leading brand in the premium coffee capsule sector, is widely recognized for its strong global presence and strategic use of digital platforms to promote its products and engage with consumers worldwide. In this study, an online questionnaire was conducted, obtaining a sample of 358 participants, mostly young and residents of the Azores, with the aim of understanding whether these digital interactions create brand experiences and influence brand equity. The results showed that social media marketing activities had a positive impact on both brand experience and brand equity, highlighting the importance of social media for consumer engagement and brand strengthening. In the website model, the impact of website quality on the creation of brand experience and brand equity was also noted. By emphasizing the importance of social media and website’s quality as powerful tools for creating engagement and strengthening consumers' emotional connection with the brand, the study suggests that the success of digital marketing strategies is strongly linked to the creation of engaging brand experiences. Moreover, the study underscores the continuous need to optimize digital strategies, both on websites and social media, to ensure the creation of brand experiences and a more effective impact on brand equity and consumer behavior.eng
dc.identifier.citationCâmara, Nina Carlota Botelho. (2024). "Influência do branding e da comunicação no comportamento do consumidor da Nespresso". 74 p. (Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8647
dc.identifier.tid203932404
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/8647
dc.language.isopor
dc.rights.uriopen access
dc.subjectBranding
dc.subjectBrand Attachment
dc.subjectComunicação Integrada de Marketing
dc.subjectEmoções
dc.subjectMarketing Experiencial
dc.titleInfluência do branding e da comunicação no comportamento do consumidor da Nespressopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado

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