Repository logo
 
Publication

Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática

dc.contributor.authorTeixeira, Ricardo Emanuel Cunha
dc.date.accessioned2016-03-09T14:06:35Z
dc.date.available2016-03-09T14:06:35Z
dc.date.issued2016-02-26
dc.description.abstractEste ano a Universidade dos Açores celebra os seus 40 anos de existência. Entre muitos dos aspetos a destacar, foram 40 anos ao serviço da formação de educadores e professores, nas vertentes da formação inicial e da formação contínua. Passados 40 anos, a Universidade dos Açores continua a assumir-se como principal promotora da formação de educadores e professores na Região Autónoma dos Açores. (...) Decorrem desde o início do presente ano letivo duas oficinas de formação, “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “Estratégias de Abordagem a Conteúdos Matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, numa parceria com a Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, ProSucesso – Açores pela Educação. Nestas oficinas participam professores de todas as unidades orgânicas (agrupamentos escolares) da Região que ministram o respetivo nível de ensino. (...) Entre os dias 23 e 26 do corrente mês de fevereiro, decorreu o evento "Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática". Estiveram reunidos no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores os cerca de 90 formandos inscritos nas duas oficinas. (...) Abrilhantaram a sessão de abertura e os restantes dias de formação os professores convidados Doutor Richard Bisk (Worcester State University, EUA) e Doutor Carlos Pereira dos Santos (Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações da Universidade de Lisboa). O agradecimento devido a ambos os convidados pela partilha da sua experiência e do trabalho de elevada qualidade e pertinência que têm desenvolvido no âmbito da formação de professores e da aprendizagem da Matemática. (...) Os casos de sucesso do ensino da Matemática no Mundo apresentam uma série de aspetos em comum. Um deles é a estreita ligação entre as escolas e as universidades e centros de investigação, num claro estímulo à investigação da prática do educador e do professor. Por um lado, é fundamental ter sempre presente a realidade diária da sala de aula. Por outro, é indispensável ter uma noção coerente de todo o edifício matemático e das implicações didáticas no contexto da aprendizagem da Matemática. Estamos convictos que esta colaboração entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e Cultura será profícua e promotora do sucesso escolar, permitindo estabelecer um marco definitivo entre o passado e o futuro na forma como se encara a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade na Região Autónoma dos Açores. E que os Açores sejam modelo para o resto do País.pt_PT
dc.identifier.citationTeixeira, Ricardo C. (2016). "Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática", «Tribuna das Ilhas», 26 de fevereiro de 2016: p. 10.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3660
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherIAIC - Informação, Animação e Intercâmbio Culturalpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.tribunadasilhas.pt/index.php/opiniao/item/11417-novas-estrategias-para-a-aprendizagem-da-matematicapt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectMatemática Passo a Passopt_PT
dc.subjectMétodo de Singapurapt_PT
dc.titleNovas Estratégias para a Aprendizagem da Matemáticapt_PT
dc.typeperiodical
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceHorta (Faial)pt_PT
oaire.citation.endPage10pt_PT
oaire.citation.startPage10pt_PT
oaire.citation.titleTribuna das Ilhaspt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typecontributionToPeriodicalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ricardo C Teixeira A85.pdf
Size:
242.45 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: