Publication
Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.date.accessioned | 2016-03-09T14:06:35Z | |
dc.date.available | 2016-03-09T14:06:35Z | |
dc.date.issued | 2016-02-26 | |
dc.description.abstract | Este ano a Universidade dos Açores celebra os seus 40 anos de existência. Entre muitos dos aspetos a destacar, foram 40 anos ao serviço da formação de educadores e professores, nas vertentes da formação inicial e da formação contínua. Passados 40 anos, a Universidade dos Açores continua a assumir-se como principal promotora da formação de educadores e professores na Região Autónoma dos Açores. (...) Decorrem desde o início do presente ano letivo duas oficinas de formação, “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “Estratégias de Abordagem a Conteúdos Matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, numa parceria com a Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, ProSucesso – Açores pela Educação. Nestas oficinas participam professores de todas as unidades orgânicas (agrupamentos escolares) da Região que ministram o respetivo nível de ensino. (...) Entre os dias 23 e 26 do corrente mês de fevereiro, decorreu o evento "Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática". Estiveram reunidos no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores os cerca de 90 formandos inscritos nas duas oficinas. (...) Abrilhantaram a sessão de abertura e os restantes dias de formação os professores convidados Doutor Richard Bisk (Worcester State University, EUA) e Doutor Carlos Pereira dos Santos (Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações da Universidade de Lisboa). O agradecimento devido a ambos os convidados pela partilha da sua experiência e do trabalho de elevada qualidade e pertinência que têm desenvolvido no âmbito da formação de professores e da aprendizagem da Matemática. (...) Os casos de sucesso do ensino da Matemática no Mundo apresentam uma série de aspetos em comum. Um deles é a estreita ligação entre as escolas e as universidades e centros de investigação, num claro estímulo à investigação da prática do educador e do professor. Por um lado, é fundamental ter sempre presente a realidade diária da sala de aula. Por outro, é indispensável ter uma noção coerente de todo o edifício matemático e das implicações didáticas no contexto da aprendizagem da Matemática. Estamos convictos que esta colaboração entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e Cultura será profícua e promotora do sucesso escolar, permitindo estabelecer um marco definitivo entre o passado e o futuro na forma como se encara a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade na Região Autónoma dos Açores. E que os Açores sejam modelo para o resto do País. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Teixeira, Ricardo C. (2016). "Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática", «Tribuna das Ilhas», 26 de fevereiro de 2016: p. 10. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3660 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | IAIC - Informação, Animação e Intercâmbio Cultural | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.tribunadasilhas.pt/index.php/opiniao/item/11417-novas-estrategias-para-a-aprendizagem-da-matematica | pt_PT |
dc.subject | Ensino da Matemática | pt_PT |
dc.subject | Matemática Passo a Passo | pt_PT |
dc.subject | Método de Singapura | pt_PT |
dc.title | Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática | pt_PT |
dc.type | periodical | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Horta (Faial) | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 10 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 10 | pt_PT |
oaire.citation.title | Tribuna das Ilhas | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | contributionToPeriodical | pt_PT |