Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-26"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Novas Estratégias para a Aprendizagem da MatemáticaPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel CunhaEste ano a Universidade dos Açores celebra os seus 40 anos de existência. Entre muitos dos aspetos a destacar, foram 40 anos ao serviço da formação de educadores e professores, nas vertentes da formação inicial e da formação contínua. Passados 40 anos, a Universidade dos Açores continua a assumir-se como principal promotora da formação de educadores e professores na Região Autónoma dos Açores. (...) Decorrem desde o início do presente ano letivo duas oficinas de formação, “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “Estratégias de Abordagem a Conteúdos Matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, numa parceria com a Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, ProSucesso – Açores pela Educação. Nestas oficinas participam professores de todas as unidades orgânicas (agrupamentos escolares) da Região que ministram o respetivo nível de ensino. (...) Entre os dias 23 e 26 do corrente mês de fevereiro, decorreu o evento "Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática". Estiveram reunidos no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores os cerca de 90 formandos inscritos nas duas oficinas. (...) Abrilhantaram a sessão de abertura e os restantes dias de formação os professores convidados Doutor Richard Bisk (Worcester State University, EUA) e Doutor Carlos Pereira dos Santos (Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações da Universidade de Lisboa). O agradecimento devido a ambos os convidados pela partilha da sua experiência e do trabalho de elevada qualidade e pertinência que têm desenvolvido no âmbito da formação de professores e da aprendizagem da Matemática. (...) Os casos de sucesso do ensino da Matemática no Mundo apresentam uma série de aspetos em comum. Um deles é a estreita ligação entre as escolas e as universidades e centros de investigação, num claro estímulo à investigação da prática do educador e do professor. Por um lado, é fundamental ter sempre presente a realidade diária da sala de aula. Por outro, é indispensável ter uma noção coerente de todo o edifício matemático e das implicações didáticas no contexto da aprendizagem da Matemática. Estamos convictos que esta colaboração entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e Cultura será profícua e promotora do sucesso escolar, permitindo estabelecer um marco definitivo entre o passado e o futuro na forma como se encara a aprendizagem da Matemática nos primeiros anos de escolaridade na Região Autónoma dos Açores. E que os Açores sejam modelo para o resto do País.
- Otimização das condições de cultivo de Ulva lactuca (Chlorophyta, Chlorophyceae) para alimentação de Haliotis tuberculataPublication . Rodrigues, Flávio Alexandre António; Isidro, Eduardo José Louçã Florêncio; Santos, Orlando PimentaO crescimento em peso de Ulva lactuca foi estudado tendo em consideração diferentes temperaturas e salinidades do meio de cultivo. Neste contexto foi testado o efeito da temperatura a 15C e a 19C, mantendo-se a salinidade a 35‰, e o efeito da salinidade a 25‰ com uma temperatura fixa de 19C. Foi observado um crescimento variável em todas as experiências com decaimento no momento da densidade máxima suportada pelo sistema de cultivo na ordem dos 179g/25l. Também foi registada uma forte correlação entre o consumo de azoto dos nitratos e o aumento de peso. Foram observadas taxas médias de crescimento em peso na ordem dos 1,8% (a 19C e 35‰), 1,7% (a 15C e 35‰), e 2,1% (a 19C e 25‰) por dia. Neste estudo, o efeito combinado entre a salinidade a 25‰ e a temperatura a 19C promoveu o maior crescimento de biomassa em laboratório. Os abalones juvenis utilizados em laboratório no ano de 2014 necessitavam de uma quantidade máxima de algas de 0,144g por dia. Com uma produção média diária de 42g de algas por dia em mangas de 25l seria possível manter um cultivo de abalone juvenil até um máximo de 291 juvenis com peso máximo de 0,48g/indivíduo. Utilizando mangas de 80l para uma maior produção de algas seria possível aumentar o número de indivíduos juvenis no cultivo para 931.
- O impacto económico do Porto de Ponta DelgadaPublication . Furtado, Nuno Manuel Ferreira Soares; Fortuna, Mário José AmaralPara se estimar o impacto económico do porto de Ponta Delgada é necessário analisar o que a infraestrutura veio trazer à economia local e regional através das atividades desenvolvidas, incluindo toda a mudança em matéria de emprego e na procura de bens e serviços. A metodologia aplicada para se calcular este impacto foi desenvolvida pelo BTE (2000), considerando os efeitos diretos, indiretos e induzidos com base nos seguintes indicadores: Output (volume de negócios), VAB, Rendimentos e Emprego. Os efeitos diretos foram determinados através de inquérito aos intervenientes diretos da atividade do porto. O valor apurado do output ascendeu a cerca de 201,9 milhões de euros e o do VAB a 27 milhões de euros. O emprego direto foi calculado em 679 postos de trabalho com rendimento bruto atribuído às famílias no valor de 18,7 milhões de euros. Os efeitos indiretos e induzidos foram estimados com recurso a multiplicadores provenientes de matrizes input-output disponibilizados em Ferreira (2006). Os efeitos indiretos para o volume de negócios ascenderam a 122,9 milhões de euros e os efeitos induzidos a 33,9 milhões de euros, para um total de 358,8 milhões de euros. Para o VAB, os efeitos indiretos ascenderam a 24,3 milhões de euros a que se somam efeitos induzidos de 10,6 milhões de euros, para efeito total de 62 milhões de euros. O total 2.201 postos de trabalho são o resultado dos 679 diretos, 807 indiretos e 715 induzidos. Em remunerações, os efeitos indiretos montam a 22,6 milhões de euros a que acrescem 9,8 milhões de euros induzidos, para um total de 51,1 milhões de euros.