Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
55.7 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A literacia científica deve ser considerada como um pré-requisito para uma cidadania responsável, para que as sociedades integrem pessoas capazes de pensar e de agir cientificamente (Solomon, et al., 1995). Assim, os cidadãos devem estar preparados para, de forma consciente, apresentarem uma postura crítica em relação a assuntos que envolvam a Ciência, Tecnologia e a Sociedade. Esta postura crítica requer, entre outras aprendizagens, a construção de imagens adequadas da Ciência e dos cientistas.
No entanto, o ensino da Ciência tem, muitas vezes, ignorado estas questões, pelo que vários trabalhos de investigação têm assinalado a existência, nos alunos, de imagens de Ciência e dos cientistas que são, total ou parcialmente, incompatíveis com as concepções contemporâneas da natureza da Ciência e do modo como o conhecimento científico se constrói.
Nesta comunicação, pretende-se apresentar os resultados de um trabalho realizado com alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade, cujo principal objectivo foi o de identificar, algumas imagens que estes alunos têm da ciência e dos cientistas e ajudá-los a (re)construir imagens compatíveis com as perspectivas veiculadas pela NFC. Para a consecução deste objectivo foram utilizados os materiais didácticos “Scientists – They`re Everywhere!”, adaptados de Stahl e Stahl (1995).
Referências:
Solomon, J. et al. (1995). Science education: A case for european action? – A whiter paper on science education in Europe preliminary draft). European Comission and Fundação Calouste Gulbenkian.
Stahl, N. e Stahl, R. (1995). Society and science. Decision-Making Episodes for Exploring Society, Science, and Technology. New York: Addison-Wesley Publishing Company.
Description
VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência
Keywords
Conhecimento Científico Ensino da Ciência Literacia Científica Natureza da Ciência
Citation
CARVALHINHO, C., CUNHA, J. & GOMES, C. (2001). (Re)Construção de imagens de alunos sobre os cientistas e a actividade científica numa turma do 8º ano de escolaridade. In C. Gomes & J. Cunha (Org.), VIII Encontro Nacional de Educação em Ciência - Actas, pp. 375-389. Ponta Delgada: DCE, Universidade dos Açores.
Publisher
Departamento de Ciências da Educação, Universidade dos Açores