Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

História para os meus ouvidos: O papel da Música na aprendizagem da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DissertMestrado_Sofia M.O. Raposo.pdf3.68 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório de Estágio convoca o trabalho desenvolvido, ao longo do Estágio em Ensino de História, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, da Universidade dos Açores. Este documento tem como principal intuito apresentar, analisar e refletir sobre a ação educativa desenvolvida no contexto do nosso Estágio Pedagógico, por forma a identificarmos as estratégias e abordagens mais eficazes para a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos, mas também realçarmos aquele que é o nosso interesse pela área. Além disso, o presente Relatório aprofunda ainda a temática central que orientou o nosso estudo: o papel da Música na aprendizagem da História. A escolha desta temática foi motivada por questões pessoais, mas também por acreditarmos que esta área adquire uma grande importância no ensino da História, tanto pelas suas qualidades expressivas, como pela sua natural ligação com os diferentes contextos culturais e históricos. A sua utilização em contexto de sala de aula é uma forma complexa de trabalhar a História, uma vez que exige um aprofundamento rigoroso dos conteúdos. Esta estratégia também contribuiu para facilitar a assimilação de conceitos, proporcionando aos alunos uma melhor compreensão dos temas abordados. Exploramos, ainda, a eficácia da Música como forma de tornar o ensino da História mais dinâmico e interativo, promovendo uma experiência de aprendizagem que fosse para além da simples memorização dos factos históricos. Como forma de complementar o nosso estudo, foi aplicado um inquérito por questionário aos professores de História que lecionavam na Região Autónoma dos Açores, num total de 41, durante o ano letivo de 2023/2024. Este inquérito teve como principal objetivo recolher informações sobre as suas conceções e opiniões relativamente ao uso da Música nas suas práticas diárias. Por forma a fazermos um rescaldo da nossa ação educativa, também realizamos um questionário aos nossos alunos, com o objetivo de perceber as suas opiniões e conceções acerca do potencial impacto que a Música teve na sua aprendizagem ao longo do ano. A partir dos dados recolhidos, concluímos que esta área assume um papel importante na aprendizagem da História, uma vez que atua como uma forma dinâmica e criativa de motivar os alunos, facilitar o desenvolvimento de diferentes competências e promover a sua compreensão dos conteúdos em estudo.
ABSTRACT: This Internship Report summarizes the work carried out during the Internship in History Teaching, as part of the Master's Degree in History Teaching in the 3rd Cycle of Basic Education and Secondary Education at the University of the Azores. The main purpose of this document is to present, analyze and reflect on the educational action developed in the context of our Pedagogical Internship, in order to identify the most effective strategies and approaches for students to understand the content, but also to highlight our interest in the area. In addition, this report delves deeper into the central theme that guided our study: the role of music in learning history. The choice of this theme was motivated by personal issues, but also because we believe that this area is of great importance in the teaching of History, both because of its expressive qualities and because of its natural connection with different cultural and historical contexts. Its use in the classroom is a complex way of working with history, as it requires a rigorous study of the content. This strategy also helped to facilitate the assimilation of concepts, giving students a better understanding of the topics covered. We also explored the effectiveness of music as a way of making history teaching more dynamic and interactive, promoting a learning experience that went beyond simply memorizing historical facts. As a way of complementing our study, a questionnaire survey was administered to History teachers who taught in the Autonomous Region of the Azores, a total of 41, during the 2023/2024 school year. The main aim of this survey was to gather information about their conceptions and opinions regarding the use of music in their daily practices. In order to take stock of our educational action, we also carried out a questionnaire with our students, with the aim of understanding their opinions and conceptions about the potential impact that Music had on their learning throughout the year. From the data collected, we concluded that this area plays an important role in learning history, since it acts as a dynamic and creative way to motivate students, facilitate the development of different skills and promote their understanding of the content under study.

Description

Dissertação de Mestrado, Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 14 de março de 2025, Universidade dos Açores.

Keywords

Estágio Pedagógico 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário Música História

Pedagogical Context

Citation

RAPOSO, Sofia Martins Oliveira. (2024). "História para os meus ouvidos: O papel da Música na aprendizagem da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário". Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2024. 128 p. Dissertação de Mestrado em Ensino da História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Disponível em http://hdl.handle.net/10400.3/8748

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License

Without CC licence