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- O efeito mediador da autoeficácia na relação entre a inteligência emocional e o comprometimento organizacionalPublication . Costa, Iúri Pedro Rodrigues; Moniz, Ana Isabel damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias Lopes daO conceito de inteligência emocional tem-se demonstrado particularmente relevante no contexto organizacional, uma vez que se relaciona com os resultados organizacionais, estando na base do desenvolvimento de uma vantagem competitiva para as organizações. Assim sendo, para fazer frente à competitividade que caracteriza o atual mercado de trabalho, as organizações devem integrar líderes emocionalmente inteligentes que consigam gerar sentimentos positivos nas suas equipas, de modo a aumentar os níveis de comprometimento organizacional e satisfação laboral em prol do sucesso organizacional. Esta investigação insere-se nesta temática e procurou analisar em que medida o comprometimento organizacional dos colaboradores varia em função da sua perceção sobre os níveis de inteligência emocional dos seus superiores hierárquicos, tendo em consideração o papel mediador da autoeficácia dos colaboradores nessa relação. Além disso, também pretende avaliar o impacto do comprometimento organizacional na satisfação no trabalho e na intenção de turnover dos colaboradores, bem como o efeito da satisfação no trabalho na intenção de turnover. Para este efeito, foi realizado um inquérito por questionário, dirigido a atuais colaboradores de diversas empresas. Os resultados revelaram que é possível inferir que a perceção que os colaboradores têm sobre a inteligência emocional dos seus líderes tem uma relação com o seu comprometimento organizacional. Porém, não é possível encontrar uma relação entre ambos os construtos quando estão na presença da variável mediadora autoeficácia. Constata-se, ainda, que o comprometimento organizacional afetivo e o comprometimento organizacional normativo têm influência na satisfação laboral. No entanto, apenas o comprometimento organizacional afetivo apresentou ter uma relação com a intenção de turnover. Comprova-se, também, que a satisfação tem um impacto positivo na intenção de turnover. O modelo de investigação proposto é validado, pelo que este estudo se configura como um importante contributo académico, ao reforçar a importância do desenvolvimento da inteligência emocional nos líderes como uma estratégia para melhorar a satisfação e retenção dos colaboradores.