dc.contributor.author | Costa Carvalho, Magda | |
dc.date.accessioned | 2014-03-24T15:17:51Z | |
dc.date.available | 2014-03-24T15:17:51Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | Quando perguntavam a Matthew Lipman se o propósito da Filosofia para Crianças seria tornar os alunos mais sábios ou mais filosóficos, o autor rejeitava em absoluto a ideia. O objetivo do programa de ensino da Filosofia concebido por Lipman e projetado em conjunto com Ann Margaret Sharp era mais ambicioso: proporcionar às crianças o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e afetivas que as habilitem a lidar filosoficamente com qualquer problema que as interpele enquanto seres humanos. Este artigo divide-se em três partes: a tradução de um excerto de "Philosophy goes to School", uma breve apresentação biográfica do autor e uma exploração das ideias de Matthew Lipman sobre o ensino da Filosofia. | por |
dc.identifier.citation | Costa Carvalho, Magda, "Matthew Lipman: a infância como um deserto de oportunidades perdidas", em Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, coord. Maria José Vaz Pinto e Maria Luísa Ribeiro Ferreira, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2013, pp. 298-307. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8553-17-1 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2907 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.publisher | Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa | por |
dc.subject | Filosofia para Crianças | por |
dc.subject | Matthew Lipman | por |
dc.title | Matthew Lipman: a infância como um deserto de oportunidades perdidas | por |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 307 | por |
oaire.citation.startPage | 298 | por |
oaire.citation.title | Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | bookPart | por |