Repository logo
 
Publication

As histórias como estratégia pedagógica

dc.contributor.advisorSousa, Francisco (José Rodrigues)
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Rita do Céu
dc.date.accessioned2014-03-13T16:05:32Z
dc.date.available2014-03-13T16:05:32Z
dc.date.issued2013-06-22
dc.descriptionMestrado, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, 22 de Junho de 2013, Universidade dos Açores (Relatório de Estágio).por
dc.description.abstractCom o presente trabalho pretendo organizar, estruturar, analisar, discutir e fundamentar aquilo que foi a praxis desenvolvida nas disciplinas de Prática Educativa Supervisionada I (Educação Pré-Escolar) e II (1.º Ciclo). As disciplinas acima mencionadas inserem-se no plano de formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores, mais concretamente no Departamento de Ciências da Educação (campus de Angra do Heroísmo). Estas disciplinas constituem-se como a componente prática da formação e possibilitam a atuação (estágio) dos formandos em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estipulado um período de um semestre para a permanência em cada um dos contextos. A finalidade do presente relatório é a de descrever e discutir a utilização de histórias como estratégia pedagógica de abordagem aos conteúdos curriculares. No que diz respeito à metodologia que sustentou a componente prática, destaca-se o facto de as histórias funcionarem como instrumentos de integração, fazendo emergir uma temática, a qual funciona como núcleo globalizador das aprendizagens, surgindo objetivos e conteúdos de diferentes áreas curriculares, que sustentam as atividades que ocorrem ao longo de uma semana. Assim, através das histórias, as aprendizagens ocorrem de uma forma integrada e articulada, tornando-se mais significativas e, consequentemente, mais facilmente utilizadas pelas crianças noutros contextos.por
dc.description.abstractABSTRACT: This report describes and discusses my internship as a student of Education at the University of the Azores. More specifically, it is focused on my supervised educational practice in a pre-school and in a primary school. Even more specifically, the report is focused on my usage of storytelling as an educational strategy, whereby I have tried to address the curriculum in an integrated way. As many authors state and my practice has confirmed, storytelling facilitates meaningful learning and, consequently, the children’s ability to use knowledge in different contexts.en
dc.identifier.citationPinheiro, Ana Rita do Céu. "As histórias como estratégia pedagógica". 2013. vii, 109 p.. (Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico) – Angra do Heroísmo: Universidade dos Açores, 2013.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/2883
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectEnsino Básico (1º Ciclo)por
dc.subjectEstratégias de Aprendizagempor
dc.subjectHistórias Curtaspor
dc.subjectPrática Educativapor
dc.subjectCurricular Integrationen
dc.subjectLearningen
dc.subjectPreschool Educationen
dc.subjectPrimary Schoolen
dc.titleAs histórias como estratégia pedagógicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAngra do Heroísmopor
oaire.citation.titleAs histórias como estratégia pedagógicapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoAnaRitaCeuPinheiro2013.pdf
Size:
3.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: