Repository logo
 
Publication

Análise da presença online das empresas de animação turística nos Açores : trabalho de projeto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorCouto, João Pedro Almeida
dc.contributor.advisorTiago, Flávio Borges
dc.contributor.authorPereira, Nuno Filipe Santo
dc.date.accessioned2018-08-07T11:44:55Z
dc.date.available2020-03-23T01:30:17Z
dc.date.issued2018-03-23
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Gestão de Empresas (MBA), 23 de março de 2018, Universidade dos Açores.pt_PT
dc.description.abstractO turismo é um sector que assume cada vez mais importância no plano económico-financeiro dos países. Nos Açores, apresentou o maior crescimento de todo o país. Esse crescimento provém da liberalização do espaço aéreo, conjugado com uma forte aposta no setor, pelo Governo Regional dos Açores, que tem vindo a trabalhar na qualificação da oferta e promoção do destino. Apesar do aumento e melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pelos agentes de animação turística no arquipélago, verificou-se a existência de lacunas na sua organização/ divulgação. Este trabalho surge com o objetivo de elaborar um estudo e análise ao posicionamento estratégico da presença online dos agentes de animação turística nos Açores, conjugado com o estudo de um caso de sucesso de um agente agregador de serviços online, analisando que vantagens traz para o mercado, quer para os consumidores, como para os fornecedores. Com o avanço das TIC, a forma de funcionamento da indústria de turismo sofreu alterações, desde a forma como o consumidor acede aos serviços (aquisições online em detrimento das presenciais), até à disponibilização e promoção destes serviços pelos fornecedores. Na atualidade, o planeamento estratégico é um elemento fundamental na realidade do mundo empresarial, tendo em conta o elevado nível de competição. Só assim, é possível à empresa preparar um futuro sustentável através de táticas e decisões estratégicas. Tendo em consideração a exigência dos mercados, só a partir da implementação e desenvolvimento de sistemas de informação, as empresas poderão ter acesso a indicadores que possam servir de base às táticas e decisões estratégicas. “Ser digital permite a recolha e análise de – e a resposta autónoma a – reações do ecossistema (…)” (Coimbra, 2016, pp. 22-23). Não existe de momento uma plataforma agregadora de todos os serviços de animação turística nos Açores. A implementação deste modelo de negócio permite promover a competitividade entre agentes turísticos, como também facilitar as tarefas de pesquisa, reserva e aquisição de serviços turísticos por parte dos consumidores.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The tourism sector has been growing fast, assuming an important role in the economics and finances of several countries. The Azores presented the highest growth of the whole country in 2016. This tremendous increase has to do with the liberalization of the Azorean airspace and a considerable investment on a marketing plan from the Government of the Azores. Despite the increase and the improvement on the quality of the services provided by the tourism agents in the archipelago, some gaps have been found in their organization and disclosure methods. This work aims to elaborate a study and analysis of the strategic position of the online presence of the tourism agents in the Azores. On this study, we'll compare a case of success of an online agent that aggregates several services and analyse what advantages it brings to the market for both consumers and suppliers. With the advancement of the technologies of information, the way that the tourism industry used to operate has changed, from the way consumers access services (online purchases over face-to-face sales), to the availability and promotion of those services by suppliers. Currently, the strategic plan is a fundamental tool in the business world in due to the high level of competitiveness. By using this tool it becomes possible for any company to prepare their sustainable future by applying tactics and taking strategic decisions. Taking into consideration the demands of the markets, only after the implementation and development of the information systems (IS), the companies will have access to indicators that will serve as base for their tactics and strategic decisions in the future. “Ser digital permite a recolha e análise de – e a resposta autónoma a – reações do ecossistema (…)” (Coimbra, 2016, pp. 22-23). At the moment, there isn't any platform that combines all the services provided by the tourism agents in the Azores. The implementation of this model of business promotes the competitiveness between these agents and also facilitates the tasks of searching, booking and the acquisition of services by the consumers.en
dc.identifier.citationPereira, Nuno Filipe Santo. "Análise da presença online das empresas de animação turística nos Açores". 2018. 143 p.. (Dissertação de Mestrado em Gestão de Empresas (MBA)). Ponta Delgada: Universidade dos Açores, 2017. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/4791>.pt_PT
dc.identifier.tid201958732pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/4791
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnimação Turísticapt_PT
dc.subjectComércio Electrónicopt_PT
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TIC)pt_PT
dc.subjectTurismopt_PT
dc.subjectTurismo de Naturezapt_PT
dc.subjectAçorespt_PT
dc.titleAnálise da presença online das empresas de animação turística nos Açores : trabalho de projetopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresas (MBA)pt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DissertMestradoResumoIndIntrodNFSP2018.pdf
Size:
783.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Resumo, Índice, Introdução
No Thumbnail Available
Name:
DissertMestradoNunoFilipeSantoPereira2018.pdf
Size:
7.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: