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Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo apresenta uma investigação empírica com estudantes de licenciatura de duas instituições de ensino superior portuguesas de reduzida dimensão e visa conhecer melhor o fenómeno da praxe académica através de dois estudos qualitativos. Pretende-se ainda problematizar a natureza destas práticas, enquanto manifestações de cultura académica ou de decadência civilizacional, em dois países lusófonos [Portugal e Brasil], pois apesar da diferente designação usada nos dois países para o fenómeno - praxe académica e trote estudantil, respetivamente, esses termos referem-se a práticas similares e têm uma origem comum. No final ensaiam-se algumas explicações para o fenómeno a partir de modelos da psicologia social e propõem-se medidas para prevenir a praxe abusiva.
Description
III Congresso Internacional de Cultura Lusófona Contemporânea - CICLC 2018, que se realizou na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre, nos dias 8 e 9 de novembro de 2018, subordinado ao tema Fronteiras Horizontes: espaço(s) e tempo(s) de diálogo.
Keywords
Adaptação Académica Praxe Académica Trote Académico
Citation
Martins, M. J. D., Caldeira, S., Silva, O., Mendes, M., & Sousa, Á. (2018). Praxe académica e trote estudantil: manifestação de cultura académica ou de decadência civilizacional em dois países lusófonos. In L. Cardoso, T Mendes, F. Barradas, T. Oliveira, & L. Henriques (Coords.). (2018/19). “Cultura Lusófona Contemporânea – Fronteiras e Horizontes: espaço(s) e tempo(s) de diálogo”. E book. (pp. 225-238). Portalegre: ESECS-IPP. ISBN 978-989-8806-28-4.
Publisher
Instituto Politécnico de Portalegre