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Conceções dos educadores portugueses sobre a linguagem escrita : um estudo de caso

dc.contributor.authorSantos, Ana Isabel
dc.contributor.authorMartins, Margarida Alves
dc.date.accessioned2015-04-24T14:09:52Z
dc.date.available2015-04-24T14:09:52Z
dc.date.issued2014-07
dc.description.abstractO presente artigo pretende dar conta dos resultados de uma investigação realizada junto de um grupo de 18 educadoras de infância a trabalhar em escolas da rede pública da Ilha Terceira, Açores, Portugal, cujo objetivo foi o de compreender a sua perspetiva acerca da abordagem à linguagem escrita no âmbito da educação de infância. Foram avaliados aspetos como a posição pedagógica e metodológica que as educadoras afirmam adotar na sua intervenção pedagógica e os processos de aprendizagem que afirmam privilegiar como promotores da literacia nas suas salas. A entrevista realizada durante o segundo trimestre do ano escolar permitiu concluir que a forma de pensar destas educadoras, acerca do desenvolvimento da linguagem escrita, caracteriza-se, basicamente, pelo distanciamento relativamente a uma perspetiva emergente da literacia, centrada nas crianças, pela atribuição de uma acentuada importância às atividades e estratégias de intervenção direta e pelo défice de conhecimentos sobre a forma como se desenvolvem os processos de leitura e escrita em crianças pré-escolares.por
dc.description.abstractABSTRACT: The aim of this paper is to present the results of a study developed with teachers of 18 public kindergartens in Terceira Island, Azores, Portugal, in order to understand their perspective about the written language development on preschool children. To evaluate the teachers' beliefs, there was taken into account some aspects such as the methodology that they assume as characteristics of their practices, their pedagogical stand and the pedagogical processes that they assure to privilege in order to promote the development of children attending these kindergartens. The interview conducted during the second trimester of the scholar year, allowed to conclude that teachers' way of thinking about written language is basically characterized for a lack of an emergent literacy perspective, focus on children, pointing out aspects such as a remarkable importance attributed to activities and direct intervention strategies and the deficit of knowledge about the development of children's conceptualizations on reading and writing.en
dc.identifier.citationSantos, A. I. & Martins, M. A. (2014). "Conceções dos educadores portugueses sobre a linguagem escrita: um estudo de caso". «Revista de Estudios y Investigación en Psicología e Educación», 1(1): 26-34. ISSN 1138-1663.por
dc.identifier.issn1138-1663
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3418
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidad da Coruña/Universidade do Minhopor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/19por
dc.subjectEducação de Infânciapor
dc.subjectAbordagem à Linguagem Escritapor
dc.subjectConceções dos Educadorespor
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectEmergent Literacyen
dc.subjectTeachers' Beliefsen
dc.titleConceções dos educadores portugueses sobre a linguagem escrita : um estudo de casopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidad da Coruñapor
oaire.citation.endPage34por
oaire.citation.issue(1)por
oaire.citation.startPage26por
oaire.citation.titleRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educaciónpor
oaire.citation.volume1por
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

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