Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento pessoal, psicossocial e moral

dc.contributor.authorCaldeira, Suzana Nunes
dc.contributor.authorVeiga, Feliciano Henriques
dc.date.accessioned2016-06-03T12:07:27Z
dc.date.available2016-06-03T12:07:27Z
dc.date.issued2013
dc.description"Este livro situa-se no âmbito da formação psicológica, seja de professores seja de psicólogos, podendo ter utilidade para todos aqueles que desejam compreender melhor as questões da aprendizagem e do desenvolvimento humano em contexto educativo. Pretende proporcionar conhecimento resultante de teorizações, de investigações e da experiência sobre o fenómeno do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos e sobre os processos e problemas da aprendizagem. Este livro foi concebido a pensar nos estudantes que frequentam Unidades Curriculares ligadas à Psicologia do Desenvolvimento e à Psicologia da Aprendizagem e do Ensino. Destina-se, também, a todos aqueles que se preocupam com o saber ensinar, competência que deriva, mais consistentemente, do conhecimento que se tem acerca dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal dos alunos, nos seus diferentes contextos. Tem, pois, utilidade para todos aqueles que desejam compreender melhor as grandes questões da Educação. Espera-se que o leitor encontre razões que o mantenham comprometido com as questões da Educação. Por último, professores, alunos e leitores em geral são convidados a enviar comentários acerca do que entendam útil para posteriores edições."pt_PT
dc.description.abstractNeste capítulo procura-se descrever processos e estruturas do funcionamento individual e da relação das pessoas com o seu mundo físico e social, com vista a gerar uma melhor compreensão de cada um e dos outros. O enfoque situa-se no âmbito da Psicologia da Educação, pois pretende-se contribuir para que psicólogos, professores e educadores, mais facilmente, acedam a meios e processos promotores do desenvolvimento de capacidades e ampliação de campos de vivência de crianças, adolescentes e adultos, na pressuposição de que a escolarização envolve mais do que o desenvolvimento cognitivo e de que ação educativa, hoje em dia, não se confina ao convencional período de escolaridade formal, projetando-se na aprendizagem ao longo da vida. O capítulo inicia-se com os estudos já clássicos, mas incontornáveis, de Sigmund Freud sobre a estrutura da personalidade. Passa-se, em seguida, para o trabalho de Erik Erikson, cuja abrangência fornece um referencial significativo para o estudo do desenvolvimento pessoal e social. Termina-se com questões do âmbito do desenvolvimento moral, chamando à colação OS trabalhos de dois dos mais importantes expoentes neste domínio, Jean Piaget e Lawrence Kohlberg. A par da apresentação dos aspetos mais expressivos dos trabalhos dos autores referidos, procura-se a articulação com questões mais práticas do domínio educacional.pt_PT
dc.identifier.citationCaldeira, S. N., & Veiga, F. H. (2013). Desenvolvimento pessoal, psicossocial e moral. In F. H. Veiga (Coord.), "Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação", 121-176. Lisboa: Climepsi.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-796-337-9
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.3/3798
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherClimepsipt_PT
dc.subjectEducação Escolarpt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.titleDesenvolvimento pessoal, psicossocial e moralpt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage176pt_PT
oaire.citation.startPage121pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicaçãopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CaldeiraVeiga2013 DesenvolvimentoPessoalPsicossocialMoral.pdf
Size:
2.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.73 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: