dc.contributor.author | Caldeira, Suzana Nunes | |
dc.contributor.author | Veiga, Feliciano Henriques | |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T12:07:27Z | |
dc.date.available | 2016-06-03T12:07:27Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description | "Este livro situa-se no âmbito da formação psicológica, seja de professores seja de psicólogos, podendo ter utilidade para todos aqueles que desejam compreender melhor as questões da aprendizagem e do desenvolvimento humano em contexto educativo. Pretende proporcionar conhecimento resultante de teorizações, de investigações e da experiência sobre o fenómeno do desenvolvimento de crianças, jovens e adultos e sobre os processos e problemas da aprendizagem. Este livro foi concebido a pensar nos estudantes que frequentam Unidades Curriculares ligadas à Psicologia do Desenvolvimento e à Psicologia da Aprendizagem e do Ensino. Destina-se, também, a todos aqueles que se preocupam com o saber ensinar, competência que deriva, mais consistentemente, do conhecimento que se tem acerca dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal dos alunos, nos seus diferentes contextos. Tem, pois, utilidade para todos aqueles que desejam compreender melhor as grandes questões da Educação. Espera-se que o leitor encontre razões que o mantenham comprometido com as questões da Educação. Por último, professores, alunos e leitores em geral são convidados a enviar comentários acerca do que entendam útil para posteriores edições." | pt_PT |
dc.description.abstract | Neste capítulo procura-se descrever processos e estruturas do funcionamento individual e da relação das pessoas com o seu mundo físico e social, com vista a gerar uma melhor compreensão de cada um e dos outros. O enfoque situa-se no âmbito da Psicologia da Educação, pois pretende-se contribuir para que psicólogos, professores e educadores, mais facilmente, acedam a meios e processos promotores do desenvolvimento de capacidades e ampliação de campos de vivência de crianças, adolescentes e adultos, na pressuposição de que a escolarização envolve mais do que o desenvolvimento cognitivo e de que ação educativa, hoje em dia, não se confina ao convencional período de escolaridade formal, projetando-se na aprendizagem ao longo da vida. O capítulo inicia-se com os estudos já clássicos, mas incontornáveis, de Sigmund Freud sobre a estrutura da personalidade. Passa-se, em seguida, para o trabalho de Erik Erikson, cuja abrangência fornece um referencial significativo para o estudo do desenvolvimento pessoal e social. Termina-se com questões do âmbito do desenvolvimento moral, chamando à colação OS trabalhos de dois dos mais importantes expoentes neste domínio, Jean Piaget e Lawrence Kohlberg. A par da apresentação dos aspetos mais expressivos dos trabalhos dos autores referidos, procura-se a articulação com questões mais práticas do domínio educacional. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Caldeira, S. N., & Veiga, F. H. (2013). Desenvolvimento pessoal, psicossocial e moral. In F. H. Veiga (Coord.), "Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação", 121-176. Lisboa: Climepsi. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-796-337-9 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/3798 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Climepsi | pt_PT |
dc.subject | Educação Escolar | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da Educação | pt_PT |
dc.title | Desenvolvimento pessoal, psicossocial e moral | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 176 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 121 | pt_PT |
oaire.citation.title | Psicologia da Educação. Teoria, Investigação e Aplicação | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- CaldeiraVeiga2013 DesenvolvimentoPessoalPsicossocialMoral.pdf
- Size:
- 2.31 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.73 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: