Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Mário Fortuna

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Estimação do Valor Acrescentado Bruto das atividades características do turismo utilizando contas satélite – Açores
    Publication . Fortuna, Mário; Maciel, Raquel Ferreira
    O presente trabalho tem como principal objetivo estimar o Valor Acrescentado Bruto gerado pelo turismo (VABGT) para a Região Autónoma dos Açores, um dos indicadores económicos mais importantes que se consegue retirar de uma Conta Satélite do Turismo (CST). Nesse sentido, estimaram-se dois cenários hipotéticos, para o período de 2001 a 2016, que pudessem descrever a evolução do VABGT total e por atividade na região. Para tal, definiu-se uma metodologia, que segue uma abordagem top-down e um conjunto de pressupostos, entre eles a admissão de que a estrutura da geração do VABGT nacional é similar à estrutura regional. Conclui-se que o Turismo, em 2016, contribuiu em 8,46% para o VAB (Valor Acrescentado Bruto) total da economia açoriana, sendo as atividades mais significativas a hotelaria, a restauração e os transportes, como também se verifica para o Continente Português. Dada a conjuntura atual do setor turístico na região, considera-se crucial a elaboração de CST para os Açores, de modo a facilitar o processo de definição e implementação de políticas e estratégias por parte das autoridades competentes.
  • Contas satélite do turismo nacionais e regionais em Portugal
    Publication . Fortuna, Mário; Maciel, Raquel Ferreira
    O principal propósito do presente trabalho é rever o que tem sido feito no âmbito da implementação e construção de Contas Satélite do Turismo (CST) a nível nacional e regional em Portugal. Tenciona-se ainda analisar que tipo de informação é fornecida por este instrumento, que contribui para que se consiga percecionar, de forma mais clara, a importância do setor turístico na economia. Foram compiladas até agora, oito CST nacionais, publicadas entre os anos de 2005 e 2010. Quanto às CST regionais, oficialmente apenas foi elaborada uma, para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, divulgada em 2008, tendo utilizado dados de 2001. Conclui-se que a nível nacional a construção de CST constitui um processo já com alguma maturidade, embora a metodologia aplicada enfrente algumas limitações, ao passo que a nível regional ainda muito pouco foi feito nesse campo. Chamamos a atenção para a importância de se elaborar novas CST em Portugal, de modo a que seja possível ganhar uma visão atual da realidade turística do país, que tem sido impulsionada nos últimos anos.
  • Estimação do Valor Acrescentado Bruto das atividades características do turismo utilizando contas satélite – Madeira
    Publication . Fortuna, Mário; Maciel, Raquel Ferreira
    O propósito do presente trabalho é fazer uma estimação global e por atividade do Valor Acrescentado Bruto gerado pelo turismo (VABGT) do arquipélago da Madeira, utilizando, para tal, uma abordagem com Contas Satélite do Turismo (CST). Dada a ausência de informação acerca deste indicador desde 2001, foram criados dois cenários, seguindo uma metodologia do tipo top-down e assumindo determinados pressupostos, que permitissem chegar a valores aproximados da realidade turística madeirense durante o período de 2002 a 2016. Com os resultados obtidos, chega-se a intervalos de variação das atividades, características e não características do turismo, que compõem o VABGT. Conclui-se que, em 2016, 16,07% do Valor Acrescentado Bruto (VAB) da Madeira (14,95% em 2001) foi gerado pelo setor turístico e que são os ramos do Alojamento, Restauração e Transportes as atividades que mais contribuíram para esse total. No final, evidencia-se a importância da construção de CST, especificamente para um arquipélago como o da Madeira, dada a importância do turismo na sua economia.
  • Contas satélite do turismo em Portugal : análise de evolução da estrutura
    Publication . Fortuna, Mário; Maciel, Raquel Ferreira
    Este trabalho tem como objetivo analisar os resultados apresentados no relatório da Conta Satélite do Turismo (CST) portuguesa mais recente e estudar, com maior detalhe, alguns dos dados disponibilizados pelos organismos de estatísticas oficiais, examinando a evolução dos indicadores turísticos e tentando chegar a previsões acerca do Valor Acrescentado Bruto gerado pelo turismo (VABGT). Conclui-se que a procuta turística tem aumentado em Portugal, que o contributo do VABGT para o total do Valor Acrescentado Bruto (VAB) nacional tem crescido consecutivamente e que as atividades diretamente relacionadas com o turismo empregam cada vez mais trabalhadores, sendo o Alojamento e a Restauração as mais relevantes. Por outro lado, o setor dos Transportes tem perdido importância relativa. As estimativas do VABGT, embora tenham sido obtidas através de uma regressão linear simples, revelaram-se coerentes com os valores reais divulgados nas CST, seguindo a mesma tendência. Por fim, aponta-se a importância de Portugal continuar a apostar na construção de CST, cuja informação poderá ser bastante útil para o planeamento de políticas e estratégias que melhorem o posicionamento do país nos mercados internacionais.