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  • Economic cost of treating pressure ulcers : a theoretical approach
    Publication . Silva, Ana Júlia; Pereira, Sandra Martins; Rodrigues, Alexandre; Rocha, Ana Paula; Varela, Jesuína; Gomes, Luís Miguel Salvador Machado; Messias, Norberto; Carvalhal, Rosa; Luís, Rui Duarte; Mendes, Luís Filipe Pereira
    O presente artigo consiste numa abordagem teórica sobre a problemática dos custos económicos das úlceras por pressão. Parte-se do conhecimento do problema, numa perspetiva conceptual, para, de seguida, apresentar resultados de estudos de prevalência, a partir dos quais foram delineados estudos de impacto económico. O objectivo deste artigo é o de reflectir sobre os custos económicos associados às úlceras por pressão, quer numa perspetiva global, considerando a repercussão financeira, quer numa vertente personalista, atendendo aos custos intangíveis. Relativamente ao impacto económico das úlceras por pressão, foi efectuada uma estimativa ao nível da Região Autónoma dos Açores do custo total do tratamento por ambiente de cuidados. Nos cuidados domiciliários o custo com o tratamento de todas as categorias é calculado em 7.086.415 euros; nos cuidados hospitalares, em 1.723.509 euros, e nos cuidados prestados em lares de idosos, em 1.002.562 euros. Nos Açores, a estimativa do custo total do tratamento das úlceras por pressão, considerando todas as suas categorias, ronda os 9.812.486 euros. Quanto ao impacto emocional associado, este tem elevados custos para pessoa e para os familiares, nomeadamente pelo sofrimento gerado. De facto, as úlceras por pressão acarretam elevados custos económicos associados ao tratamento, bem como custos intangíveis pelo sofrimento vivenciado por pessoas e cuidadores.
  • Violence in intimacy relationships in young people : research-action in the initial training of nurses
    Publication . Rodrigues, Alexandre Marques; Marcos, Ana Margarida; Soares, Hélia Maria; Furtado, Luis Carlos do Rego; Gomes, Luís Miguel Salvador Machado; Lima, Timothy Francisco
    Undergraduate training in Nursing requires an analysis of teachinglearning strategies and processes in the relationship between theory and practice in clinical teaching. Violence in young people’s intimate relationships is a sensitive issue for Nursing care, and peer education can produce moments of cooperative training among students. Action research and project methodology promote intervention in Community Nursing for vulnerable groups and the acquisition of skills in Nursing students. To reflect on the teaching-learning process in Nursing training in Clinical Teaching to Vulnerable Groups, in the last three years, in a community context and using the project methodology, where attitudes related to violence in the intimate relationships of young people are measured in a certain population, and hence, targeting the decision-making process in an action research context, a typology of interventions and outcomes in peer education interventions is described. A reflection on action research, project methodology and peer education in the training of Nursing students was elaborated. The analysis of the data obtained in the different editions of clinical teaching was carried out and the clinical teaching reports were analyzed to extract the interventions carried out in the face of the phenomenon under study. There is a legitimation of violence in the intimate relationships of young people that justifies a structured and continuous intervention in the target population. Intervention strategies were diversified and adapted to the young population, making peer education tangible in the training of young people in the specific protection of violence in intimate relationships. Teaching-learning has to bring theory and practice closer. Research and intervention in Community Nursing can be supported by the use of research action strategies, peer education and by integrating intervention projects focusing on the worrying legitimation of violence in the intimate relationships of young people.
  • Competência emocional do enfermeiro e a comunicação terapêutica face à pessoa com manifestações de perturbação mental : estudo num hospital geral português
    Publication . Moreira, Dorine Gomes; Laranjeira, Carlos; Gomes, Luís Miguel Salvador Machado; Antonella Carvalho de Oliveira
    Face aos novos desafios sociais, torna-se imprescindível uma aprendizagem emocional, que possa facilitar as relações interpessoais dos enfermeiros, designadamente face à pessoa com manifestações de perturbação mental. Este estudo teve como objetivo central conhecer a influência da competência emocional do enfermeiro na comunicação terapêutica face à pessoa com manifestações de perturbação mental. Foi desenvolvido um estudo quantitativo, descritivo-correlacional. A amostra foi de 171 enfermeiros de um hospital geral dos Açores. O instrumento de colheita de dados incluiu um questionário sociodemográfico e profissional, a Escala Veiga de Competência Emocional – Reduzida [EVCE-Reduzida], e o questionário “Comunicação terapêutica: utilização pelos enfermeiros”. Os enfermeiros, maioritariamente do sexo feminino, com idades entre 20 e 40 anos, revelam níveis moderados de competência emocional. Os enfermeiros especialistas com mais tempo de exercício profissional demonstram ser mais literatos emocionalmente. A EVCE-Reduzida demonstra uma boa fiabilidade interna. A Automotivação foi a capacidade mais preditiva da competência emocional, e a Autoconsciência a capacidade com maior média. Delinearam-se 3 perfis comunicacionais, sendo o Perfil 1 (Enfermeiro centrado na pessoa e em si) o mais representativo. Apesar de não se verificar correlação entre a competência emocional e a comunicação terapêutica, evidenciou-se que quanto mais empáticos os enfermeiros se percecionam, mais utilizam as técnicas de comunicação terapêutica; e quanto melhor gerem as emoções, mais mobilizam as técnicas de comunicação terapêutica e atitudes face à pessoa com manifestações de perturbação mental. Face aos resultados obtidos importa aprofundar o modo como a comunicação terapêutica e a competência emocional se manifestam na prática profissional, o que facilita ou inibe a sua expressão, e como se pode potenciar o seu desenvolvimento. Neste sentido, as instituições de saúde devem investir na formação dos enfermeiros, através do contributo da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental, permitindo aprimorar a literacia emocional e performance nos contextos de trabalho.