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- Temas cruzados : pensamentos interligadosPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em variados temas: Robôs, indústria 4.0, blockchain, sistemas de recomendação e privacidade, O ensino, a aprendizagem e a utilização da Estatística: da teoria à prática, Números admiráveis, Origem e evolução da Internet, Mulheres na Matemática: do preconceito à igualdade intelectual, À descoberta do interesse da Estatística no nosso dia a dia e Fotografias que mudaram o mundo. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.
- Há Matemática na Fotografia?Publication . Medeiros, PauloSomos constantemente inundados com fotografias, seja nas redes sociais, revistas ou jornais, a fotografia faz parte do nosso dia-a-dia de tal forma que os próprios telemóveis já contêm câmaras fotográficas com cada vez mais resolução e que, com um simples toque, são imediatamente partilhadas no Facebook, Instagram, Twiter, etc. É um facto que, para além de uma cada vez maior resolução, as câmaras surgem cada vez mais “automatizadas” onde grande parte das funções já estão pré-definidas, de forma a facilitar a vida ao utilizador. Existem programas para fotografia noturna, para paisagem, retrato, etc. O utilizador limita-se a escolher o que quer fazer e carregar no disparador. É de notar que todo este facilitismo não é sinónimo de uma maior qualidade fotográfica, muitas vezes acontece exatamente o oposto. Este livro tem como principal objetivo iniciar e despertar a curiosidade do leitor para a fotografia, bem como ilustrar toda a Matemática implícita ao ato de fotografar, tanto a nível técnico como a nível de composição.
- Três por sete : três temas, sete pensamentosPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em temas diversificados: Os dados de todas as coisas, A Estatística e as Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito da investigação Científica, Geometria – arte e criatividade, A segurança informática, A versatilidade da Matemática, A relevância da Estatística nas Ciências Sociais e Humanas e A Matemática e a fotografia. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.
- Cálculo integral e aplicaçõesPublication . Medeiros, PauloO Cálculo Diferencial e Integral, ou simplesmente Cálculo, é um ramo fundamental da Matemática, desenvolvido a partir da Álgebra e da Geometria, que se dedica ao estudo de taxas de variação de grandezas (como a inclinação de uma reta) e a acumulação de quantidades (como a área abaixo de uma curva ou o volume de um sólido). Onde há movimento ou crescimento e onde forças variáveis agem produzindo aceleração, o Cálculo é a ferramenta da Matemática a ser usada. Desenvolvido por Isaac Newton (1643-1727) e Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716), em trabalhos independentes, o Cálculo auxilia em vários conceitos e definições a Matemática, Química, Física Clássica, Física Moderna e Economia. O estudante de Cálculo deve ter conhecimentos em certas áreas da Matemática, como Funções, Geometria e Trigonometria, pois são a base de todo o Cálculo. Com o advento do “Teorema Fundamental do Cálculo”, estabeleceu-se uma conexão entre os dois ramos do Cálculo: o Cálculo Diferencial e o Cálculo Integral. O Cálculo Diferencial surgiu devido ao problema da tangente, enquanto o Cálculo Integral nasceu de um problema aparentemente não relacionado, o problema do cálculo de áreas de regiões do plano. O professor de Isaac Newton em Cambridge, Barrow, descobriu que esses dois problemas estão de fato estritamente relacionados, ao perceber que a derivação e a integração são processos inversos. Foram Leibniz e Newton que exploraram essa relação e a utilizaram para transformar o Cálculo num método matemático sistemático. Particularmente ambos concluíram que o Teorema Fundamental permitia calcular áreas muito mais facilmente, sem que fosse necessário calculá-las como limites de somas (método descrito pelo matemático Riemann, pupilo de Gauss). [da Introdução]