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  • Referencial da área de Formação Pessoal e Social e da área Curricular Não Disciplinar de Cidadania: Educação Básica
    Publication . Fonseca, Josélia; Vilela, Augusto; Borges, Adriano; Santos, Hélia; Sousa, Madalena; Valadão, Teresa
    "Este Referencial serve de suporte à implementação do desenvolvimento curricular previsto no Decreto Legislativo Regional nº 21/2010/A, de 24 de Junho de 2010, especificamente no que diz respeito à Área de Formação Pessoal e Social (Pré-Escolar) e à Área Curricular Não Disciplinar de Cidadania (1º, 2º e 3º Ciclo). Nesse sentido, fornece algumas orientações básicas aos educadores/professores no sentido de concretizarem uma acção pedagógica estruturada e facilitadora de aprendizagens significativas. […]. O Referencial pretende, na sua essência, contribuir para que os alunos que frequentam a Educação Básica em estabelecimentos de ensino da Região Autónoma dos Açores tenham o acesso a uma componente curricular orientada especificamente para o seu desenvolvimento pessoal e social e para a sua realização enquanto cidadãos conscientes, autónomos, responsáveis, reflexivos, críticos, preocupados com os outros e participativos. […]". (da Introdução)
  • Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos Açores
    Publication . Alonso, Luísa (Coordenadora); Sousa, Francisco; Gonçalves, Lucília; Medeiros, Conceição; Carvalhinho, Cristina
    "[…]. Assim, como se advoga no Decreto Legislativo Regional n.º 21/2010/A, o CREB representa a continuação da aposta num currículo orientado para o desenvolvimento de competências, na linha das tendências internacionais, por um lado, e, por outro, na criação de condições para que o domínio dessas competências, por parte dos alunos, seja progressivamente melhorado. Numa lógica de escola inclusiva, fiel aos compromissos assumidos na Declaração de Salamanca, estas orientações têm de ser interpretadas à luz do princípio da maximização das oportunidades para que cada aluno, quaisquer que sejam as suas características, consiga tirar o máximo partido do seu potencial, desenvolvendo as competências ao nível mais elevado possível. A criação deste Referencial assenta, ainda, no pressuposto de que a escola básica, enquanto instituição social, possui três funções essenciais, que designamos como personalizadora, instrutiva/do conhecimento e socializadora. […]". (da Introdução)