GBA - Livro / Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing GBA - Livro / Book by Title
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Advances on Applications of Bioactive Natural CompoundsPublication . Seca, Ana M. L.; Gallardo, Eugenia
- Biological activity and applications of natural compoundsPublication . Seca, Ana M. L.; Moujir, Laila M.; Sharopov, FarukhNature represents an amazing source of inspiration since it produces a great diversity of natural compounds selected by evolution, which exhibit multiple biological activities and applications. A large and very active research field is dedicated to identifying biosynthesized compounds, to improve/develop new methodologies to produce/reuse natural compounds and to assess their potential for pharmaceutical, cosmetic and food industries, among others, and also to understand their mechanism of action.
- Flora Terrestre dos Açores: Guia de CampoPublication . Vieira, Virgilio; Moura, Mónica; Silva, LuísEste livro de título “Flora Terrestre dos Açores” de Virgílio Vieira, Mónica Moura e Luís Silva, três investigadores da Universidade dos Açores de renome internacional, é uma valiosa obra de compilação para todos os que pretendam conhecer o valor ornamental das árvores, plantas herbáceas, suas flores e frutos, o seu potencial nutricional, assim como fitoterapêutico e sinergético de alguns dos seus componentes que nos ajudam a desafiar a herança genética e a prolongar a qualidade da longevidade. É um precioso trabalho que, sem dúvida, irá enriquecer todos os que tenham o privilégio de o ler.
- Guia de atividades pedagógicas : À (re)descoberta da naturezaPublication . Silva, Alexandra R.; Gabriel, Rosalina; Rosário, Isabel Amorim do; Arroz, Ana Moura; Picanço, Ana; Matos, SóniaNum contexto escolar em que os alunos estão menos vezes do que o desejável em contacto direto com ambientes naturais, pretende-se, no âmbito do projeto de investigação Guia de Campo, disponibilizar a professores, pais e jovens um conjunto de atividades de exploração da natureza idealizadas de modo a diversificar os tipos de inteligência, de experiências e de elementos naturais abrangidos. De acordo com a abordagem da aprendizagem situada, que sublinha a relevância da relação entre a aprendizagem e a situação física e social em que ocorre, estas atividades foram desenvolvidas e testadas por jovens escuteiros de diferentes idades no Trilho dos Mistérios Negros, no Parque Natural da Ilha Terceira (Açores, Portugal). A seleção de atividades apresentadas neste guia como materiais de educação ambiental multidisciplinares, foi realizada tendo em conta a identificação de contextos específicos que facilitassem as aprendizagens, promovendo a curiosidade e conhecimento das crianças e jovens sobre os ambientes naturais do local onde vivem. Visava-se aumentar a sua exposição e conexão à natureza e expandir as suas possibilidades de relação (affordances) com ela. Crê-se estar a contribuir, deste modo, para o desenvolvimento da consciência ambiental e de competências cognitivas e metacognitivas, sociais, emocionais e psicomotoras. Para cada atividade encontram-se identificados os anos escolares e as áreas curriculares em que se enquadram de forma mais imediata. É também apresentada informação relativa às áreas de competências consideradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como aos tipos de inteligência mais diretamente implicados, de acordo com a teoria das inteligências múltiplas.
- Guia Prático da Fauna de Artrópodes Predadores dos Ecossistemas Agrícolas dos AçoresPublication . Borges, Paulo A. V.; Lamelas-López, Lucas; Ferrante, Marco; Monjardino, Paulo; Lopes, David João Horta; Soares, António O.; Gil, Artur José Freire; Nunes, Rui; Gabriel, Rosalina; Arroz, Ana Moura; Rigal, François; Bacher, Sven; Lövei, Gábor L.A agricultura intensiva é uma das actividades que mais influencia a estrutura da paisagem, levando frequentemente à destruição e à perda de biodiversidade local. Por exemplo, a intensidade e gestão das actividades agrícolas pode influenciar dramaticamente a composição e abundância das comunidades de artrópodes que habitam nos agroecosistemas. Alguns artrópodes fitófagos podem causar danos aos pomares ao consumirem parte da planta ou fruto. No entanto, muitos outros podem fornecer serviços benéficos, como a polinização, o controlo de pragas e a decomposição. Os carochos, formigas e aranhas são predadores generalistas importantes para ajudar a controlar pragas de insectos, e, inclusive, reduzir a quantidade de ervas daninhas ao consumir as suas sementes. Quer os ecólogos quer os agrónomos acreditam que a simplicidade dos modernos campos agrícolas, especialmente os extensos campos em monoculturas que recebem frequentes aplicações de pesticidas, contribuem para os surtos de pragas, bastante típicos desses tipos de sistema. Os agroecossistemas mais simples podem ser ambientes relativamente hostis para os inimigos naturais, conduzindo à depauperação das comunidades de predadores e parasitóides. Os ecossistemas agrícolas mais diversificados, por outro lado, tendem a recrutar espécies ruderais, as quais, em geral, são mais resistentes à perturbação destes ambientes agrícolas. O declínio da biodiversidade dos inimigos naturais geralmente enfraquece o controlo biológico. Uma das razões por trás disso é que as comunidades mais ricas podem reunir espécies de inimigos naturais que atacam pragas usando diferentes estratégias ou nichos espaciais e temporais, de modo que a mortalidade total infligida sobre as pragas é maximizada apenas quando várias espécies inimigas ocorrem simultaneamente. O desafio que se coloca aos ecólogos e agrónomos é entender de que forma a biodiversidade dos inimigos naturais pode fortalecer o controlo biológico. Este livro contribui para a identificação e proteção dos artrópodes predadores, que são muito úteis para a agricultura e por isso benéficos para toda a sociedade. [da Nota Introdutória]
- Guia Prático da Fauna Terrestre dos AçoresPublication . Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A.V.É um guia de campo de capa mole, que pretende dar uma visão geral dos moluscos terrestres, artrópodes e vertebrados dos Açores, dando maior destaque às espécies e sub-espécies endémicas.
- Guia Prático da Flora e Fauna Marinha dos Açores / Field Guide of Azorean Marine Flora and FaunaPublication . Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.; Barreiros, João P.; Costa, A.C.; Porteiro, F.M.; Menezes, G.M.Este livro foi criado principalmente para promover a incrível biodiversidade encontrada nos Açores e para facilitar a rápida identificação das espécies marinhas mais comuns nos Açores. Visa também responder ao crescente interesse pelas actividades de turismo marinho açoriano, sendo o primeiro guia de bolso que pode ser facilmente utilizado por qualquer pessoa que aprecie a natureza.
- Guia prático da flora nativa dos AçoresPublication . Gabriel, Rosalina, ed.; Borges, Paulo A. V., ed.O Guia Prático da Flora Nativa dos Açores / Field Guide of Azorean Native Flora facilita não só o conhecimento das principais espécies da flora açoriana, como permite uma fácil e rápida identificação das endémicas, seja das mais comuns, seja das mais raras. Contempla quase três centenas de espécies, incluindo fichas de líquenes, musgos, hepáticas, antocerotas, fetos e licófitas, gimnospérmicas e angiospérmicas, e inclui a localização onde podem ser avistadas, juntamente com um conjunto de aspetos de natureza científica, divulgando o património natural da Região, bem como a sua rica biodiversidade.
- Guia Prático da Geodiversidade dos Açores / Field Guide of Azorean GeodiversityPublication . Gabriel, Rosalina; Borges, Paulo A. V.As Ilhas dos Açores têm uma origem vulcânica, emergindo na interseção das placas tectónicas Norte Americana, Euroasiática e Africana. Deste contexto resultou um conjunto de nove ilhas, com grande diversidade geológica, incluindo formas de relevo vulcânicas distintas, como crateras, caldeiras e campos de lava. As características geológicas únicas dos Açores são a essência das magníficas paisagens que aí podemos observar e contribuem para a rica biodiversidade descrita nos dois primeiros volumes desta coleção. O isolamento do arquipélago e a topografia variada levaram ao desenvolvimento de numerosas espécies de flora e fauna endémicas. A geodiversidade influencia diretamente a distribuição e adaptação dessas espécies, principalmente na evolução de espécies adaptadas à vida nos tubos de lava e algares vulcânicos.
- Isolation and identification of bioactive secondary metabolitesPublication . Seca, Ana M. L., ed.; Trendafilova, Antoaneta, ed.This book is a reprint of the Special Issue Isolation and Identification of Bioactive Secondary Metabolites that was published in "Foods" (ISSN 2304-8158).
