DBIO - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine
Permanent URI for this collection
Artigo publicado em jornal, revista (semanal ou mensal) ou noutro tipo de periódicos não académicos/científicos.
(Rascunho; Submetido; Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DBIO - Jornal ou Revista / Newspaper or Magazine by Subject "Agricultura"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A Doença da Volta : um caso de geomedicina nos AçoresPublication . Rodrigues, ArmindoEm 1949, o Eng.º agrónomo Victor Franco de Medeiros Barbosa publicou, na Separata n.º 9 do Boletim da Comissão reguladora dos cereais do Arquipélago dos Açores, um artigo intitulado “Será o “Tomadiço” uma doença de carência?”. Após uma descrição inicial das belezas do “pitoresco vale da Povoação”, conta o autor que “ali se confirma o adágio: Não há bela sem senão”. Referia-se a doença da volta, o tomadiço – “… uma grande anomalia que a Natureza caprichosa ali quis deixar”. Prosseguindo a leitura, pode ler-se que “o gado bovino padecia de um mal-estar, traduzido por uma acentuada tristeza, crescente falta de apetite, concomitante ma nutrição, emagrecimento, baixa produção de leite, podendo conduzir a morte. Esta doença só tem sido debelada ou evitada mediante transferência dos animais, periodicamente, para certas regiões do Nordeste, de preferência para as terras da Fazenda, as de maior virtude – prática que necessariamente entrou na rotina das explorações agro-pecuárias e a que se dá a designação, tão conhecida entre nós, de a volta”. […].
- O solo é fonte de vida!Publication . Linhares, Diana P.; Rodrigues, ArmindoO solo e um recurso natural não renovável, crucial para quase todos os aspetos da vida, apresentando-se como um componente fundamental do ecossistema terrestre. Consegue armazenar e filtrar água, atua na regulação da temperatura e na emissão de gases de efeito de estufa, promove a decomposição da matéria orgânica e a reciclagem de nutrientes. Contudo, este ecossistema dinâmico não tem a mesma composição em todas as partes do mundo; a pedogénese, processo de formação dos solos, aliada a intemperismos físicos e químicos, irá determinar as características geoquímicas e morfológicas dos solos conferindo-lhes determinadas especificidades que poderão contribuir para o enriquecimento, ou empobrecimento, de elementos químicos que são essenciais a vida. A concentração de elementos químicos no solo pode ser condicionada por fatores antropogénicos, como a aplicação de fertilizantes e agroquímicos, ou até mesmo por fenómenos naturais como o vulcanismo. Em regiões com atividade vulcânica, há um maior enriquecimento dos solos, resultante da libertação de materiais sólidos e gases, tornando-os bastante férteis devido a riqueza em elementos químicos essenciais que poderão ser integrados na cadeia alimentar através da absorção pelas plantas. […].
- Solos vulcânicos : um tesouro negroPublication . Parelho, Carolina Paula Furtado de Medeiros[…]. A agricultura constitui, desde sempre, um pilar fundamental da economia açoriana, tendo moldado a nossa paisagem de tal forma que e quase impossível dissociar a agricultura do solo que esta na sua base. Atualmente a agricultura, os agricultores e a indústria enfrentam grandes desafios – o de produzir produtos de qualidade, com valor acrescentado e de uma forma ambientalmente sustentável. Estes são, sem dúvida, desafios que pressupõem um esforço global – novas formas de pensar e de produzir, inevitavelmente ajustadas a particularidade dos nossos recursos naturais. A solução poderá estar debaixo dos nossos pés, nos nossos solos. Por exemplo, os solos vulcânicos da ilha de São Miguel possuem um perfil biogeoquímico caracterizado por elevadas concentrações de micronutrientes como zinco, selénio, cobre e manganês, muitos deles numa forma bio disponível. […].
- Solos vulcânicos : vulnerabilidade à poluição agrícolaPublication . Parelho, Carolina Paula Furtado de Medeiros[…]. A aplicação de agroquímicos (pesticidas, fertilizantes orgânicos e inorgânicos) nas culturas e solos é uma prática comum na agricultura. Estes químicos agrícolas possuem concentrações variáveis de metais como o cádmio, níquel, lítio, chumbo, arsénio, zinco, cobre, entre outros, que são introduzidos artificialmente nas formulações químicas ou presentes como contaminantes das mesmas. A necessidade de maximização da produtividade é preocupação constante quando se transforma a agricultura numa actividade empresarial. No entanto, dada a natureza imutável dos metais e as propriedades adsorventes dos solos vulcânicos, existe uma tendência para a acumulação destas substâncias potencialmente tóxicas. É a natureza vulcânica dos solos açorianos que os coloca em situação de vulnerabilidade à poluição e, neste caso, a agricultura é apontada como a principal fonte de input de metais pesados nestes solos. […].
