Departamento de Gestão
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- O impacto dos anúncios de dividendos nos preços das ações do mercado ibéricoPublication . Câmara, Gualter Fernandes Martins; Couto, Gualter Manuel Medeiros; Pimentel, Pedro Miguel Silva GonçalvesO estudo avalia o impacto dos anúncios de dividendos no preço das ações das empresas cotadas no principal mercado português, espanhol e ibérico. Além disso, pretende-se aferir sobre a possibilidade de se gerarem rendibilidades anormais nos dias circundantes ao anúncio, para o período compreendido entre janeiro de 2006 e agosto de 2012. Os mercados de capitais desenrolam um papel essencial no desenvolvimento económico de um país ou região, mobilizando poupanças e alocando recursos. Talvez por este motivo, a forma como a informação é incorporada nos preços das ações tem merecido destaque e debate por parte dos investigadores. O estudo insere-se neste contexto na medida em que avalia o impacto da informação implícita aos anúncios de dividendos nos preços dos ativos. Utilizou-se a metodologia de Estudo de Evento, que permite isolar o impacto de um evento específico no preço das ações. Esta metodologia é amplamente utilizada e estudada por diversos investigadores. De uma forma transversal aos dois mercados, os resultados obtidos comprovam a existência de rendibilidades anormais nos dias circundantes aos anúncios de dividendos, transparecendo um desfasamento entre estes eventos e a sua incorporação no preço das ações. Os resultados obtidos para o mercado português e espanhol estão em conformidade com as evidências encontradas por outros autores.