DME - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer DME - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book por assunto "Análise Classificatória Hierárquica"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- Classificação hierárquica de dados intervalares da indústria automóvel com o coeficiente de afinidadePublication . Sousa, Áurea; Bacelar-Nicolau, Helena; Silva, Osvaldo; Nicolau, Fernando C.São mostradas as estruturas classificatórias mais relevantes, obtidas com a Análise Classificatória Hierárquica de um conjunto de dados retirado da literatura da análise de dados complexos, referentes a modelos de carros (Car data set), com base no coeficiente de afinidade generalizado, ponderado, centrado e reduzido pelo método de Wald e Wolfowitz, e em critérios de agregação probabilísticos no âmbito da Metodologia VL. Comparam-se os resultados obtidos com os de outros autores e diferentes métodos, bem como com uma partição definida a priori. Os métodos utilizados foram capazes de detetar classes consistentes e consonantes de macro-dados, quer com a partição a priori quer com os resultados de outros autores, e enquadram-se nas metodologias de Análise de Dados Simbólicos (ADS), sendo de salientar que as agregações implícitas nessas abordagens permitem o tratamento de bases de micro-dados (dados não agregados) de grande dimensão.
- Coeficientes de Comparação de Partições em Análise Classificatória: Abordagem Clássica vs uma Abordagem ProbabilísticaPublication . Silva, Osvaldo; Bacelar-Nicolau, Helena; Nicolau, Fernando C.; Sousa, ÁureaExistem diversos índices para a comparação de partições, o que dificulta a tomada de decisão, dado que diferentes índices põem geralmente em evidência diferentes peculiaridades das partições a comparar. Com o intuito de auxiliar nessa avaliação, é apresentada e exemplificada uma abordagem para a comparação de partições, com base na semelhança VL (Validade da Ligação), a qual tem, entre outras, a vantagem de uniformizar a escala de medida. A comparação dos resultados obtidos com a aplicação de índices de comparação de partições, clássicos e probabilísticos do tipo VL, é feita sobre um conjunto de dados reais.
