Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DLLC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Subject "Advertising"
Publication . Medeiros, Joana Furtado; Gil, Ana Cristina Correia
Tendo em atenção o facto de vivermos numa sociedade em que os media nos aliciam constantemente, exigindo a nossa atenção para todo o tipo de conteúdos que os compõem, a publicidade televisiva ganhou um papel central neste trabalho, uma vez que joga com um conjunto de representações e estereótipos já assimilados pelo espetador.
Ao longo das últimas décadas, a presença da criança nos anúncios publicitários televisivos tem aumentado exponencialmente, mesmo nos casos em que ela não é o público-alvo. Pretende-se, assim, ao longo desta dissertação, explorar a questão da representação que é feita da infância através da análise de alguns anúncios publicitários que passaram na televisão portuguesa entre janeiro de 2012 e março de 2014, de forma a entendermos, nas várias representações em causa, alguns estereótipos neles presentes.
No ponto seguinte desta dissertação, pretende-se refletir sobre a questão da Educação para os Media e a sua importância, quer na idade adulta quer na infância, para a desconstrução deste tipo de estímulos mediáticos, assim como a sua relevância na tomada de consciência da distinção entre o que é realidade e ficção, contribuindo também para o pleno exercício da cidadania.