DLLC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DLLC - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 38
Results Per Page
Sort Options
- Viriato e o mito da antemanhã : mito e identidade nacionalPublication . Veríssimo, Artur de Sousa; Pires, António Manuel Bettencourt MachadoO largo espaço consagrado a manifestações de carácter literário pode parecer pretensioso numa tese que se pretende seja de cultura. Mas aqui, para além do feixe de conhecimentos que fomos adquirindo por vício de formação, importa sublinhar a importância decisiva da promoção literária do mito na criação de determinadas representações colectivas. Por outro lado, relativamente a Viriato, as manifestações literárias (incluindo o teatro) não só surgem em maior número, como acompanham, designadamente no século XX, todas as emanações que o mito viriatino conhece, em consonância com as transformações sócio-políticas operadas nos últimos cem anos, período onde, preferencialmente, vamos ancorar. Um quadro de Madrazo do século passado, duas óperas do século XVIII ou, mais recentemente, o filme Non a Vã Glória de Mandar, de Manoel de Oliveira, poderiam figurar entre os destaques possíveis, mas as breves referências que lhes fazemos não comprometem, estamos em crer, a tentativa de síntese que este trabalho procura. Esse material, pela sua especificidade, espera um trabalho de outra natureza. Em todo o caso, o sentido da nossa preferência não retira à História o papel que lhe é devido neste tipo de estudo, nem tão-pouco nos faz optar por um silenciamento das correntes de opinião que, sobre Viriato e o seu significado na cultura portuguesa, têm vindo a esgrimir os seus argumentos. […] [do Prefácio]
- Imagens críticas do Brasil na Geração de 70 : Eça de Queirós e Jaime Batalha ReisPublication . Antunes, Susana Maria Loureiro da Silva Matos; Gouveia, Maria Margarida MaiaConsiderando a ideia do Brasil e a sua permanente relevância ao longo da Cultura Portuguesa, o presente trabalho corresponde à pesquisa das imagens críticas do Brasil na Geração de 70, incidindo particularmente em Eça de Queirós e Jaime Batalha Reis.
- Diálogos absurdos : o silêncio traduzido em gritos pelos monstros de Samuel BeckettPublication . Massa, Sara Mónica Furtado; Silva, Leonor Sampaio da"[…]. […] ao longo de toda esta dissertação, navegaremos por áreas do conhecimento humano tão fascinantes quanto vastas, nomeadamente, pela Arte, pela Literatura, pela História, pela Filosofia, pela Cultura e pela Comunicação. À primeira vista, pode parecer um trajecto demasiado ambicioso de palmilhar. Reconhecemos que o seria; não fora o facto de escolhermos nos concentrar na obra literária de Samuel Beckett produzida num período relativamente curto do tempo – entre 1945 e 1950 – e de nela procurarmos escutar os avisos proferidos pelos seus monstros, aquelas palavras que encheram o silêncio depois do Holocausto. […]". (da Introdução)
- A expressão do espaço dinâmico no português : linguagem e multiculturalismoPublication . Ascenso, Luís Manuel Pereira; Silva, Helena Margarida MateusA expressão do espaço dinâmico releva de um processo de significação em que as entidades semânticas de movimento se definem, na sua correlação com as estruturas linguísticas que as representam, em estruturas argumentais. Constituindo a predicação verbal o núcleo fundamental de uma proposição, procuraremos traçar um quadro de regularidades que nos permita classificar as estruturas proposicionais que veiculam a informação de movimento e percurso, constituindo-se estas duas categorias como variáveis de análise. Evidenciaremos a pertinência de uma especialização de critérios que justifiquem o estudo, em separado, da variável percurso. A aplicação destas variáveis aos materiais recolhidos pela técnica do questionário e de entrevista, a partir da produção de discurso de falantes nativos do português europeu, residentes na ilha de S. Miguel, e falantes estrangeiros, imigrantes na mesma ilha, sobretudo no que se refere à variável percurso, permitirá identificar, mediante o tratamento estatístico dos resultados, a interdependência dos componentes semânticos e lexicais com os factores multiculturais que acompanham a aquisição e o uso dos instrumentos linguísticos.
- Sou somente o lugar : o espaço da mulher na cultura contemporâneaPublication . Amaro, Berta Sandra de Oliveira; Silva, Leonor Sampaio da“O presente trabalho acolhe questões que visam retratar alguns dos elementos fundamentais da cultura contemporânea, designadamente o papel e a imagem da mulher na sociedade. Para tal rodeia-se de formulações e teorias que procuram dar resposta à pertinência dos espaços femininos, nomeadamente a palavra, a casa e o corpo não descurando os eixos histórico e cultural – suporte para o entendimento do mundo que nos envolve. A afirmação de Eagleton estabelece uma relação entre cultura e palavra, a qual, como veremos mais tarde, é central para a configuração do mundo contemporâneo. Os dois vocábulos remetem para o campo do simbólico e da representação, vista na sua dupla faceta: interpretação do exterior e expressão do interior através de textos e práticas dotados de significação. A cultura e a palavra constituem espaços privilegiados de criação e de afirmação, os quais se traduzem no presente estudo na vigência de uma estrutura tripartida que apresenta três momentos fundamentais: a constituição dos estudos culturais e a emergência das minorias; a reflexão, no círculo histórico-social, sobre o resultado da emancipação feminina a partir das primeiras conquistas da mulher; e, no domínio da literatura, a análise da obra A Casa da Cabeça de Cavalo de Teolinda Gersão. […]”
- Infografia jornalística em Portugal: estudo de caso de dois diários e um semanárioPublication . Meireles, Suellen Cecilio Piazza; Meneses, Paulo Jorge de SousaO presente trabalho desenvolve uma abordagem ao tema da infografia jornalística no suporte impresso. Foi realizado com base em um estudo de caso de três jornais portugueses, dois diários e um semanário: Público, I e Expresso. Para este estudo foram recolhidas e classificadas as infografias presentes nos jornais em análise durante o período de três meses. Também foi elaborado um questionário sobre esta matéria, distribuído junto do departamento de infografia dos órgãos de comunicação em causa. O estudo completo dos três jornais, no período analisado (março, abril e maio de 2012), revelou uma prática corrente de publicação de infografias por parte destes jornais, todavia não com o volume indicado pelos respectivos editores de infografia na resposta ao nosso questionário. Isto ocorre, provavelmente, porque os editores parecem confundir infografia com recursos visuais, ou pelo menos não estabelecem entre ambas as ferramentas as devidas diferenças. Esta será, porventura, uma das consequências quer da escassez de estudos acadêmicos sobre infografia jornalística, quer da quase total ausência desta matéria nos planos de estudo das licenciaturas em ciências da comunicação. Esta realidade é corroborada pelas respostas ao nosso questionário. Alguns tipos de infografia, como é o caso da infografia jornalística independente, não consta em nenhum dos três jornais analisados, fato que parece evidenciar o seu baixo índice de exploração nos jornais portugueses. Este estudo procura ainda mostrar a importância do estudo científico e sistemático da infografia como gênero jornalístico, não só para os estudantes de jornalismo, como também para os profissionais da área. Apoiando-se na bibliografia de referência sobre esta problemática, o nosso estudo procura oferecer um dispositivo de classificação tendente a facilitar a identificação / diferenciação / categorização da infografia em face de outras ferramentas convizinhas (gráficos, mapas, ilustrações, tabelas, escores, etc.). Este dispositivo vem justamente ao encontro de um princípio base do nosso trabalho, a saber: o da necessária diferenciação entre a infografia e os demais recursos visuais.
- O serviço público de televisão nos Açores: legitimação e condicionalismosPublication . Resendes, Rita Morgado; Gil, Ana Cristina CorreiaEsta dissertação tem como objetivo analisar a RTP-Açores, canal de televisão público regional, principalmente do ponto de vista da sua programação no sentido de verificar se esta está a desempenhar as suas funções de acordo com o interesse público. Concluímos que a RTP-Açores preenche os parâmetros das características mais gerais das televisões de serviço público. No entanto, a nível da sua programação, por um lado as suas escolhas editoriais e isenção na transmissão da informação são questionáveis e colocam em causa a sua credibilidade enquanto serviço público de televisão e, por outro lado, a regionalização da programação consagra inequivocamente a RTP-Açores como televisão de serviço público regional. Os programas regionais são o argumento para o qual os defensores da permanência e existência deste canal apelam para definir este canal como símbolo de coesão regional e de abertura dos Açores ao Mundo, sem que este seja refutado.
- Identidade, globalização e açorianidadePublication . Pimentel, Afonso Alberto Pereira; Gil, Ana Cristina Correia[…]. Além da introdução, que procura explicitar os seus objetivos e contexto, o presente trabalho subdivide-se em sete partes, detendo-se a segunda delas na abordagem do processo, dos mecanismos e das problemáticas que respeitam à fixação tanto da identidade individual como das diversas, complementares e/ou conflituantes identidades coletivas. Num terceiro ponto, o destaque vai para o debate instalado em torno da globalização, seguindo-se-lhe o tratamento dos temas da insularidade e da açorianidade, nos quarto e quinto títulos. Com estas duas últimas secções pretende-se lançar e enquadrar o título mais desenvolvido da dissertação − marcas de açorianidade −, que procede a uma análise orientada para a identificação de conteúdos eventualmente definidores do modo de vida do açoriano nos romances Mau Tempo no Canal, de Vitorino Nemésio, Contrabando Original, de José Martins Garcia e Gente Feliz com Lágrimas, de João de Melo. Contextualizada a problemática das identidades e apontados alguns dos que serão os mais relevantes traços definidores da açorianidade, avança-se, para o título das conclusões, que lançam o questionamento sobre as ameaças colocadas pela nova globalização à preservação da identidade regional. O presente trabalho encerra com um epílogo de reflexão pessoal, o qual assume a convicção de que para garantir uma verdadeira realização ao homem contemporâneo importa assegurar condições à convivência e complementaridade das identidades regional, nacional e global, o que não é impossível mesmo num tempo que tende à hegemonização. […].
- Alfreda ou la Chimière de Vasco Graça Moura : uma tradução comentadaPublication . Pires, Cristina Dias; Faria, Dominique Almeida RosaA presente dissertação de mestrado apresenta um projeto de tradução comentada dos dez primeiros capítulos da obra Alfreda ou a Quimera de Vasco Graça Moura. A reflexão sobre as especificidades da tradução literária e as dificuldades inerentes à mesma é tida como ponto de partida do comentário. Os principais obstáculos encontrados ao longo deste trabalho são também aqui apresentados. Relativamente a este último aspeto, são abordadas algumas questões que mereceram particular atenção aquando da tradução: as características estilísticas do texto e as referências culturais presentes nesta obra. Tentou-se que, sempre que possível, o comentário da tradução apresentasse casos específicos, devidamente exemplificados e fundamentados em pressupostos teóricos.
- Big Enclosed Island, de Daniel de Sá : uma proposta de tradução comentadaPublication . Melo, Andreia Sofia Freitas; Silva, Leonor Sampaio daA tradução dos três primeiros capítulos do romance Ilha Grande Fechada, de Daniel de Sá, é o ponto de partida da seguinte dissertação de mestrado. O estudo do universo circundante ao romance traduzido e ao seu autor, a reflexão acerca do conceito de tradução, bem como o estudo das caraterísticas e dos desafios da tradução literária e, por conseguinte, das estratégias de tradução, constituem o trabalho preliminar da tradução da obra. As línguas e culturas envolvidas no processo de tradução, a natureza e mensagem do texto, os propósitos do autor, as temáticas da obra, os aspetos estéticoformais e o perfil do potencial leitor foram os fatores que determinaram as escolhas na tradução. No entanto, traduzir é uma arte e um desafio, e, como tal, os maiores desafios encontrados na tradução - a intertextualidade, o léxico, as expressões idiomáticas e os provérbios, a sintaxe e as múltiplas referências histórico-culturais - foram, igualmente, abordados, exemplificados e comentados na presente dissertação.