DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
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- O enquadramento curricular do Português no ensino secundário: representações e opiniões dos professores da áreaPublication . Mira Leal, SusanaA entrada em vigor do programa de Português do Ensino Secundário, enquadrada no movimento mais global de revisão dos estudos secundários desenvolvida entre 1999 e 2006, implicou significativas alterações no quadro de referências do exercício profissional dos professores da área. Este contexto tornou relevante compreender o(s) modo(s) e processo(s) de apropriação, pelos professores, do currículo oficial da área do Português no Ensino Secundário, aqui ganhando especial relevância questões como: Qual o grau de conhecimento dos professores acerca das mudanças curriculares à data da sua implementação? Quais são as alterações que os professores reconhecem no novo texto programático? e Que opinião têm das alterações introduzidas no texto programático? São estas algumas das questões a que procurámos dar resposta num estudo de natureza descritiva-interpretativa, desenvolvido entre 2003 e 2008, na Região Autónoma dos Açores, que se inscreve numa linha de trabalhos que pretendem estudar o impacte das transformações curriculares na prática profissional dos professores no quadro de disciplinas da área das línguas (Poulson, Radnor & Turner-Bisset, 1996; Dionísio et al., 2005).
- Os processos de reconfiguração da área do Português e a Revisão Curricular do Ensino SecundárioPublication . Mira Leal, SusanaNo processo que conduziu à recente Revisão Curricular do Ensino Secundário ressaltou como linha de força a vontade de aproximar a formação proporcionada pela escolaridade secundária das exigências que a vida social e profissional coloca actualmente aos jovens. O facto reflectiu-se naturalmente na configuração dos novos planos de estudos e implicou a reconceptualização de determinadas áreas de especialidade, no sentido da sua crescente adequação às necessidades formativas identificadas. Pela sua natureza transdisciplinar e reconhecido impacto no mundo do trabalho, a Área do Português experienciou neste contexto um significativo e tumultuoso processo de reconfiguração, que passou pela reavaliação do lugar da Literatura na formação secundária.