DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
Permanent URI for this collection
Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DEDU - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals by Subject "Administração Escolar"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A gestão intermédia nas escolas entre o legislado e o vivido: Um estudo sobre Coordenador de Núcleo e o Coordenador de Departamento do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melo, Fátima Miranda; Mira Leal, Susana; Lima, Jorge Manuel ÁvilaO Coordenador de Núcleo do 1.º Ciclo do Ensino Básico é um órgão de gestão intermédia chamado a desempenhar, essencialmente, funções de âmbito administrativo-burocrático no sistema educativo. O Coordenador de Departamento, por seu lado, emergiu mais recentemente com competências supervisivas de âmbito pedagógico-curricular. Compreender o lugar destes órgãos na escola, os seus papéis e funções, as potencialidades e limites da sua acção, na óptica dos próprios ocupantes dos cargos e dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, foram alguns dos objectivos de um estudo que aqui relatamos parcialmente. O estudo combinou metodologias quantitativas – um inquérito por questionário a 121 professores do Concelho de Ponta Delgada (S. Miguel, Açores) – e qualitativas – entrevistas a 8 CN e 4 CD do referido concelho. A pesquisa permitiu concluir que, embora o CN seja legalmente enquadrado como um gestor escolar, a sua acção supervisiva de âmbito pedagógico, que se traduz no acompanhamento dos processos de planificação e dinamização das actividades do núcleo e na coordenação da avaliação dos alunos, evidencia-se junto dos professores e dos próprios docentes que exercem estas actividades de gestão. Por seu lado, o CD, criado com o objectivo de supervisionar processos de natureza pedagógico-curricular, tem, no entendimento dos inquiridos, uma acção predominantemente de controlo e verificação de procedimentos administrativo-burocráticos.