CEEAplA Working Paper Series 2016
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CEEAplA Working Paper Series 2016 by Subject "Business and Events Tourism"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing TournamentPublication . Silvestre, Natacha de Mendonça; Moniz, Ana Isabel Arruda; Batista, Maria da Graça CâmaraAtualmente os eventos são utilizados como instrumento de promoção turística e como forma de incremento da economia regional (Chang, 2006). A Associação de Turismo dos Açores refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais (...) continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, pág. 20). O presente estudo pretende aferir: a) se o Torneio Internacional de Big Game Fishing (TIBGF) contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática da pesca desportiva e b) se a estratégia de promoção ao evento está a surtir efeito na divulgação deste produto turístico junto dos mercados-alvos com maior potencial. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de criar e captar eventos internacionais orientados para nichos de mercado. Todavia, no que respeita à promoção e comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que as autoridades regionais estão a implementar programas de apoio à captação e promoção de eventos, importa avaliar a eficácia das políticas promocionais no que respeita à afirmação da marca Açores no contexto internacional.