DCA - Comunicações a Conferências / ConferenceItem
Permanent URI for this collection
Todo o tipo de documentos relacionados com uma conferência; ex.: artigos de conferências, relatórios de conferências, palestras em conferências, artigos publicados em proceedings de conferências, relatórios de abstracts de artigos de conferência e posters de conferências.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DCA - Comunicações a Conferências / ConferenceItem by Subject "Açores"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação do valor nutritivo e Identificação dos fitoestrogénios produzidos pelasplantas Pittosporum undulatum Vent., 1800 e Hedychium gardnerianum Ker-Gawler, 1828Publication . Nunes, Hélder Patrício Barcelos; Borba, Alfredo Emílio Silveira de; Silva, Joaquim Fernando Moreira daO Pittosporum undulatum Vent., 1800 e o Hedychium gardnerianum Ker-Gawler, 1828, conhecidas vulgarmente por faia e por conteira, são duas plantas invasoras dos Açores que, em períodos de maior escassez alimentar, são fornecidas aos ruminantes como alimentos volumosos, contudo pensa-se que seu fornecimento aos animais possa estar diretamente associado aos abortos verificados em algumas explorações dos Açores. Estas plantas poderão, por esse motivo, conter diversos metabólitos secundários, mais concretamente fitoestrogénios, que poderão influenciar a atividade sexual dos animais quando alimentados com estas plantas. Este estudo tem como objetivo avaliar o valor nutritivo e quantificar os diferentes tipos de fito-estrogénios presentes nestas plantas. […].
- Conservation status of the Azorean lava tubes and pitsPublication . Borges, Paulo A. V.Este trabalho tem como principal objectivo estabelecer o ponto da situação sobre o estado de conservação do património vulcanoespeleológico dos Açores. Os tubos de lava e algares vulcânicos destas ilhas têm sido sujeitos a vários tipos de distúrbios, alguns dos quais com efeitos destructivos. A presença de estructuras geológicas únicas e de grande valor patrimonial assim como a ocorrência de artrópodes cavernícolas endémicos, constituem justificações suficientes para que se estabeleçam medidas de protecção rigorosas e severas. Este trabalho sumariza os tipos de distúrbios a que têm estado sujeitas as cavidades vulcânicas açoreanas, indicando algumas soluções para medidas de conservação. Os principais tipos de distúrbio são os seguintes: deflorestação, maneio das pastagens, uso das cavidades como cemitério de gado bovino, visitação, maneio da água e lixos doméstico s e industriais.
- Diversidade de artrópodes terrestres em dois tipos de culturas frutícolas na ilha Terceira, Açores: os predadores generalistas e himenópteros parasitóides (Hymenoptera, Parasitica)Publication . Moniz, João; Borges, Paulo A. V."[…]. Neste trabalho abordou-se a diversidade de artrópodes terrestres em três pomares pertencentes a dois tipos de culturas frutícolas. Pretendeu-se conhecer a riqueza específica dos predadores generalistas, com relevância na ordem Araneae, assim como a diversidade de himenópteros parasitóides (Hymenoptera, Parasitica) em três pomares de dois tipos de culturas frutícolas, e determinar a presença de possíveis himenópteros parasitóides da mosca-do-mediterrâneo (Ceratitis capitata Wiedemann) (Diptera, Thephritidae) e do bichado-da-castanha (Cydia splendana (Hübner)) (Lepidoptera, Troticidae), dependendo da cultura em estudo."
- Diversidade de briófitos e alterações climáticas nos Açores: olhar para o futuro para delinear o presentePublication . Henriques, Débora; Gabriel, Rosalina; Coelho, Márcia Catarina Mendes; Borges, Paulo A. V.; Ah-Peng, ClaudineAs alterações que o clima do planeta tem vindo a sofrer nas últimas décadas têm efeitos variados sobre a biodiversidade, alterando a distribuição das espécies e as interacções entre estas, afectando a jusante os serviços de ecossistemas e, consequentemente, o ser humano. Nos Açores, vários desses serviços são garantidos pelos briófitos. Para além das suas funções ecossistémicas, estes organismos respondem rapidamente a variações ambientais, sendo por isso indicados para detectar os efeitos biológicos das alterações climáticas. Este estudo procura determinar que impactos terão as alterações climáticas previstas pelo Intergovernmental Panel on Climate Change sobre a distribuição e composição específica e funcional da brioflora dos Açores e que novos dados podemos integrar no sistema de gestão de áreas protegidas do arquipélago. Para tal, pretende-se inventariar a diversidade específica e funcional de briófitos ao longo de gradientes altitudinais em várias ilhas dos Açores, relacionar os padrões de distribuição encontrados com uma série de factores ambientais e desenvolver, através de modelação bioclimática, previsões da distribuição futura destas espécies em resposta a diferentes cenários de alterações climáticas. Utilizando a brioflora açoriana, pretende-se assim ilustrar de que forma o estudo dos futuros efeitos das alterações climáticas sobre a biodiversidade pode servir como base para o desenvolvimento de estratégias de gestão e conservação da natureza a curto, médio e longo prazos. Ao fazê-lo, estaremos a contribuir para garantir a sustentabilidade do arquipélago, preservando a sua biodiversidade, os serviços dos ecossistemas e os benefícios e lucros por eles gerados em sectores como o do turismo, fortemente ligado à qualidade ambiental das ilhas.
- Efeito da intensificação do uso do solo na comunidade de artrópodes da ilha TerceiraPublication . Dinis, Francisco; Borges, Paulo A. V.As actividades económicas têm um impacto no território, verificando-se em estudos na área da conservação da natureza, de fragmentação de habitats e de agro-ecossistemas que as alterações no Uso do Solo afectam a Biodiversidade. O processo histórico de colonização dos Açores é responsável pela redução da área da floresta nativa das ilhas, com consequências na riqueza específica da fauna insular. O objectivo deste trabalho é de analisar a distribuição da riqueza da fauna de artrópodes em diferentes usos do solo na ilha Terceira. Cartografou-se com uma quadrícula de 500X500 m os seguintes usos do solo: Pastagem Intensiva, Pastagem Semi-Natural, Plantação Exótica de Eucalipto, Plantação Exótica de Criptoméria e Floresta Nativa. Na análise efectuada adicionou-se ainda o Prado Natural e a Turfeira, habitats de área mais reduzida. Proporcionalmente à área de cada uso do solo efectuou-se a implantação de transeptos de 150 m, com 30 armadilhas cada, num total de 82 transeptos. Com o recurso ao Software Spatial Analysis in Macroecology (SAM), utilizaram-se métodos de regressão para determinar a relação entre a riqueza em espécies do conjunto de artrópodes, das espécies introduzidas, das indígenas e das endémicas e variáveis ambientais (climáticas) e a percentagem de cada uso do solo. Os nossos resultados confirmam que as comunidades de artrópodes são afectados por um gradiente de intensificação do uso do solo. A pastagem semi natural funciona como um habitat de transição, podendo ser potencialmente um corredor para um mecanismo de substituição de espécies indígenas por espécies exóticas na floresta Nativa. Quaisquer medidas de conservação e gestão da biodiversidade poderão ser avaliadas com o recurso a técnicas de modelação, a partir das relações quantificadas neste estudo.
- Evaluation of Solar Energy Potential and its Variability in the Azores.Publication . Carvalho, Fernanda; Henriques, Diamantino; Fialho, Paulo; Vieira, Elsa; Santos, Jorge
- Grutas e Algares dos Açores. I - Seis novas topografias de tubos de lava da ilha Terceira.Publication . Borges, Paulo A. V.; Pereira, Fernando E. A.; Silva, A.Em 1991, no 6th “International Symposium on Volcanospeleology", apresentámos um estudo sobre a distribuição das grutas e algares dos Açores. No presente trabalho apresenta-se uma lista revista e actualizada das grutas e algares da ilha Terceira, sendo igualmente apresentadas seis novas topografias de tubos de lava desta ilha. São igualmente fornecidas informações sobre a localização, comprimento, altitude e fauna de cada gruta. Duas das grutas pertencem ao complexo Pau Velho (Gruta do Caldeira e Branca Opala) estando localizadas na corrente de Java do Pau Velho (I 761). As outras quatro grutas estão localizadas em partes mais antigas da ilha. O comprimento conhecido de cada um dos tubos de lava estudados é o seguinte: Caldeira: 148 m; Branca Opala: 99 m; Coelho: 171,5 m; Achada: 169,8 m; Mercês II: 65 m; Madre de Deus: 244,8 m. Com estas seis novas topografias a ilha Terceira fica com 14 tubos de lava completamente mapeados, o que representa 45% do seu património conhecido.
- Indicators of conservation value of Azorean caves based on its arthropod faunaPublication . Borges, Paulo A. V.; Pereira, Fernando E. A. P.; Constância, João P.All Azorean lava-tubes and volcanic pits with fauna were evaluated for species diversity and rarity based on arthropods. To produce an unbiased multiple-criteria index (importance value for conservation, IV-C) incorporating arthropod species diversity based indices and indices qualifying geological and management features (e.g. diversity of geological structures, threats, accessibility, etc.), an iterative partial multiple regression analysis was performed. In addition, the complementarity method (using heuristic methods) was used for priority-cave analyses. Most hypogean endemic species have restricted distributions, occurring only in one cave. It was concluded that several well-managed protected caves per island are absolutely necessary to have a good fraction of the endemic arthropods preserved. For presence/absence data, suboptimal solutions indicate that at least 50% lava-tubes with known hypogean fauna are needed if we want that 100% of endemic arthropod species are represented in a minimum set of reserves. Based both on the uniqueness of species composition and/or high species richness and geological value of the caves, conservation efforts should be focused on the following caves: Gruta da Beira, Algar das Bocas do Fogo (S. Jorge); Montanheiros, Henrique Maciel, Soldão, Furna das Cabras II and Ribeira do Fundo (Pico); Algar do Carvão, Balcões, Agulhas and Chocolate (Terceira); Água de Pau (S. Miguel); Anelares and Parque do Capelo (Faial).
- Indicators of Conservation Value of Azorean Caves Based on its Bryophyte Flora at Cave EntrancesPublication . Gabriel, Rosalina; Pereira, Fernando E. A. P.; Borges, Paulo A. V.; Constância, João P.Cave entrances in the Azores are particularly humid habitats. These provide opportunities for the colonization of a diverse assemblage of bryophyte species. Using both published data and new field sampling, we evaluated species diversity and rarity of bryophytes at the entrance of all known Azorean lava tubes and volcanic pits with such flora. Frequent species include the liverworts: Calypogeia arguta, Jubula hutchinsiae or Lejeunea lamacerina, and the mosses: Epipterygium tozeri, Eurhynchium praelongum, Fissidens serrulatus, Isopterygium elegans, Lepidopilum virens and Tetrastichium fontanum. Several rare Azorean bryophyte species appear at some cave entrances (e.g. Archidium alternifolium; Asterella africana; Plagiochila longispina), which reinforces the importance of this habitat for the regional conservation of these plants. To produce an unbiased multiple-criteria index (Importance Value for Conservation, IV-C), several indices based on bryophyte diversity and rarity, and also geological and management features, were calculated for each cave, and an iterative partial multiple regression analyses was performed. Data sows that three pit caves are particularly diverse in bryophytes (Algar do Carvão, Terceira Island, Bocas do Fogo, S. Jorge and Furna do Enxofre, Graciosa). Lava tubes with a diverse troglobitic fauna also are diverse in terms of bryophyte species (e.g., Algar do Carvão, Gruta dos Montanheiros, Gruta da Agostinha, Furna do Henrique Maciel). We also evaluate the utility of several cave management indices as surrogates of bryophyte diversity in Azorean volcanic cavities.
- Lista de espécies de artrópodes associados a diferentes culturas frutícolas da Ilha Terceira (Açores)Publication . Santos, Ana M. C.; Borges, Paulo A. V.; Rodrigues, Ana C.; Lopes, David João HortaConhecer a acarifauna e a entomofauna de um habitat agrícola é um dos passos fundamentais para se conseguir uma protecção integrada e sustentável das culturas. Neste trabalho apresenta-se uma lista das espécies de artrópodes encontradas em quatro culturas frutícolas da ilha Terceira (bananeiras, citrinos, macieiras e pessegueiros). Os indivíduos foram capturados com recurso a três métodos de amostragem: i) recolha directa das folhas e/ou ramos; ii) técnica dos batimentos; iii) armadilhas Malaise. No total foram estabelecidas 679 morfoespécies diferentes, tendo-se identificado, até ao momento, 218 morfoespécies até ao nível de género e/ou espécie. Destacam-se 17 espécies que são citadas pela primeira vez para a ilha Terceira, 12 são novidades para os Açores e uma espécie é citada pela primeira vez para Portugal (Fungitarsonemus peregrinus, Acariformes (Prostigmata): Tarsonemidae). Salienta-se, ainda, uma das espécies do género Encarsia sp. (Hymenoptera: Aphelenidae), que muito provavelmente será uma espécie nova para a ciência. Finalmente discute-se a importância deste estudo para trabalhos futuros, e a necessidade de desenvolver mais listas faunísticas para estas e outras culturas.