DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DGST - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Field of Science and Technology (FOS) "Gestão do Turismo Internacional"
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- Análise das opções estratégicas do marketing digital e o seu impacto na promoção do alojamento turísticoPublication . Leite, Hugo Filipe Avelar; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias LopesO propósito desta investigação é analisar a importância atribuída pela hotelaria na ilha de São Miguel (Açores, Portugal) às estratégias de marketing digital e às ferramentas de marketing digital – websites, redes sociais, TripAdvisor, Booking.com, entre outros – para envolver os clientes, construir relacionamentos fortes e criar valor para os clientes, para obter valor em troca. O método utilizado para a pesquisa desdobra-se em duas partes. A primeira parte envolve a aplicação de um inquérito por questionário, dirigido a 40 diretores hoteleiros e responsáveis de marketing (75% do universo), de modo a aferir as perceções e opiniões dos mesmos, bem como as práticas adotadas nos seus estabelecimentos relativamente ao marketing digital. A segunda, engloba uma análise da presença digital nos websites, Facebook e Instagram dos dez melhores hotéis da ilha de São Miguel (Açores), segundo o TripAdvisor. Concluiu-se, na opinião dos inquiridos, que o maior destaque vai para a utilização e a confiança atribuída aos websites, redes sociais e agências de viagens online, sendo o Facebook e o Instagram as redes sociais mais importantes; a Booking.com é a plataforma que capta melhor a atenção do cliente. Os principais obstáculos à avaliação da presença digital são a falta de formação dos recursos humanos, a escassez de orçamento, a pouca informação sobre as estratégias a utilizar e a reduzida informação técnica para efetuar a monitorização. Em relação às ferramentas com a maior importância, sobressai o SEO (Search Engine Optimization). Quanto aos parâmetros do website, Facebook e Instagram, apesar de metade dos hotéis analisados cumprirem 80% dos parâmetros avaliados no website, ainda há muito a melhorar. Foram identificados três clusters de inquiridos: o primeiro, dos apologistas das redes sociais, diretores e gerentes de hotéis de 2 ou 3 estrelas, maioritariamente do sexo masculino, um pouco mais maduros e com o ensino superior; o segundo, dos entusiastas das ferramentas de marketing digital, como o Google Ads, o Google Analytics, o SEM e o SEO, responsáveis de marketing e assistentes de direção de hotéis de 4 ou 5 estrelas, na sua maioria mulheres, mais jovens e com habilitações elevadas; e o terceiro, dos desfasados do marketing digital, jovens, com habilitações elevadas, ligados a hotéis de 2 e 3 estrelas, que não têm um plano de marketing digital e atribuem pouca importância à generalidade das ferramentas de e-marketing.
- Eco-Friendly Pracces and their Effects on Hotels in the AzoresPublication . Pavlenko, Dina; Silva, Francisco José Ferreira; Câmara, Gualter Fernandes MartinsO presente trabalho visa caracterizar as práticas ecológicas e os seus efeitos nos hotéis e nos estabelecimentos de alojamento dos Açores. Num contexto de preocupações com o aquecimento global e alterações climáticas, o setor do turismo tem contribuido para o aumento das emissões de gases e dos problemas ambientais. No entanto, com as medidas ambientais emergentes, tecnologia ecofriendly e alojamento ecológico, esses efeitos podem ser mitigados, potenciando a sustentabilidade do turismo e dos cidadãos. As práticas ecológicas adequadas podem assumir-se como uma solução para controlar os efeitos desfavoráveis do setor turístico no planeta, além de gerar minorações nos custos operacionais e de promoção e divulgação da marca. O trabalho foi realizado com base num inquérito de elaboração própria, relacionado com as práticas ecológicas nas unidades de alojamento. As conclusões permitem concluir que as práticas ecológicas trazem benefícios para o sector do turismo nos Açores, para o meio ambiente e também para os hotéis.