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- Análise das opções estratégicas do marketing digital e o seu impacto na promoção do alojamento turísticoPublication . Leite, Hugo Filipe Avelar; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias LopesO propósito desta investigação é analisar a importância atribuída pela hotelaria na ilha de São Miguel (Açores, Portugal) às estratégias de marketing digital e às ferramentas de marketing digital – websites, redes sociais, TripAdvisor, Booking.com, entre outros – para envolver os clientes, construir relacionamentos fortes e criar valor para os clientes, para obter valor em troca. O método utilizado para a pesquisa desdobra-se em duas partes. A primeira parte envolve a aplicação de um inquérito por questionário, dirigido a 40 diretores hoteleiros e responsáveis de marketing (75% do universo), de modo a aferir as perceções e opiniões dos mesmos, bem como as práticas adotadas nos seus estabelecimentos relativamente ao marketing digital. A segunda, engloba uma análise da presença digital nos websites, Facebook e Instagram dos dez melhores hotéis da ilha de São Miguel (Açores), segundo o TripAdvisor. Concluiu-se, na opinião dos inquiridos, que o maior destaque vai para a utilização e a confiança atribuída aos websites, redes sociais e agências de viagens online, sendo o Facebook e o Instagram as redes sociais mais importantes; a Booking.com é a plataforma que capta melhor a atenção do cliente. Os principais obstáculos à avaliação da presença digital são a falta de formação dos recursos humanos, a escassez de orçamento, a pouca informação sobre as estratégias a utilizar e a reduzida informação técnica para efetuar a monitorização. Em relação às ferramentas com a maior importância, sobressai o SEO (Search Engine Optimization). Quanto aos parâmetros do website, Facebook e Instagram, apesar de metade dos hotéis analisados cumprirem 80% dos parâmetros avaliados no website, ainda há muito a melhorar. Foram identificados três clusters de inquiridos: o primeiro, dos apologistas das redes sociais, diretores e gerentes de hotéis de 2 ou 3 estrelas, maioritariamente do sexo masculino, um pouco mais maduros e com o ensino superior; o segundo, dos entusiastas das ferramentas de marketing digital, como o Google Ads, o Google Analytics, o SEM e o SEO, responsáveis de marketing e assistentes de direção de hotéis de 4 ou 5 estrelas, na sua maioria mulheres, mais jovens e com habilitações elevadas; e o terceiro, dos desfasados do marketing digital, jovens, com habilitações elevadas, ligados a hotéis de 2 e 3 estrelas, que não têm um plano de marketing digital e atribuem pouca importância à generalidade das ferramentas de e-marketing.