Departamento de História, Filosofia e Artes
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de História, Filosofia e Artes by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Sociologia"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Acolhimento institucional de mães adolescentes na ilha Terceira : entendimento, práticas e estruturasPublication . Martins, Martinha de Fátima Correia; Tomás, Licínio Manuel VicenteDiversos estudos indicam que a gravidez precoce continua a ser uma problemática social de relevo na Região Autónoma dos Açores. Apesar de uma tendência para a diminuição progressiva do registo de nascimentos ocorridos, na faixa etária entre os 11-19 anos de idade, para o período entre 2001 e 2014, a região continua a apresentar um número elevado de nascimentos em mães nessa faixa etária. Desse modo, os Açores são uma das regiões europeias com mais casos de gravidez na adolescência. O propósito central deste trabalho é descrever o apoio social de jovens institucionalizadas ou previamente institucionalizadas em risco de gravidez precoce ou com uma gravidez precoce consumada. Participaram no estudo 14 jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos. Foi desenvolvido um estudo qualitativo, de caráter exploratório e descritivo. O estudo baseou-se numa entrevista semiestruturada, aplicada de acordo com um guião previamente preparado. A entrevista foi adaptada em função do tipo de participantes, visto que as adolescentes foram distribuídas por três condições: adolescentes não grávidas institucionalizadas, mas com elevado risco de gravidez precoce; adolescentes grávidas ou mães adolescentes institucionalizadas; e, finalmente, mães adolescentes não institucionalizadas. Este estudo permitiu concluir que, em geral, as relações das participantes com as famílias de origem são marcadas por riscos cumulativos, por um aparente conhecimento dos métodos anticoncecionais, que não foi condição suficiente para prevenir uma gravidez precoce de algumas delas, e que o apoio social está muito dependente das famílias de origem, não obstante o respetivo historial multiproblemático.
- Discriminação laboral sobre as mulheres no mercado de trabalho micaelensePublication . Santos, Ana Luísa Sousa; Tomás, Licínio Manuel VicenteTem surgido uma forte incidência por parte de diversos investigadores pela modalidade do emprego, tal deve-se à sua incidente precariedade e progressiva desigualdade laboral em diversos pontos desta modalidade. O presente projeto de investigação tem por principal objetivo o de analisar a situação das mulheres no mercado de trabalho, procurando aferir quais os fatores que introduzem maior discriminação face às mulheres assim como as razões e motivações dessa discriminação. Efetuando-se um estudo através de questionário estruturado aos atuais empregados e desempregados de São Miguel, pretendendo-se averiguar o grau de discriminação variável existente sobre as mulheres; salientando os fatores explicativos. Do mesmo modo, pretende-se apurar até que ponto as mulheres estão conscientes da sua situação de discriminação identificando os fatores discriminantes e discriminatórios que no mercado de trabalho concorrem para essa lógica de atuação por parte dos atores envolvidos.
- Razões da escolha do ensino secundário profissional pelos jovens : análise comparativa entre as escolas profissionais e as escolas secundárias no Concelho de Ponta DelgadaPublication . Lemos, João Pedro Dias; Diogo, Ana Isabel dos Santos MatiasEsta Dissertação tem por objetivo compreender as razões que fazem com que os jovens optem pelo ensino secundário profissional, após a conclusão do 9º ano de escolaridade, efetuando uma análise comparativa entre os jovens que escolhem o ensino profissional nas escolas profissionais e os jovens que escolhem o ensino profissional nas escolas secundárias. O quadro teórico engloba uma abordagem à evolução do ensino profissional, e à influência do perfil social, da experiência escolar, da família e do contexto escolar nas justificações e expetativas dos jovens na escolha do ensino profissional. O estudo empírico baseia-se na análise de entrevistas a sete alunos e à Diretora Pedagógica de uma escola profissional e a oito alunos e a uma professora de uma escola secundária. Os dados recolhidos permitem concluir que há diversas categorias em comum entre os jovens dos dois tipos de ensino profissional, sendo que muitas delas não vão ao encontro das informações teóricas.
- Trajetórias de inserção e RSI : impactos dos trabalhos da instituição SalvaterraPublication . Chaves, Vânia Figueiredo; Diogo, Fernando Jorge AfonsoO Rendimento Social de Inserção (RSI), além de uma prestação pecuniária, contempla um contrato de inserção mediante o qual os seus beneficiários deverão desenvolver ações que contribuam para a sua inserção social. Em Santa Maria, a Associação Salvaterra constitui-se como um recurso desta política social, dado que disponibiliza oficinas formativas a utentes de RSI, organizadas num centro comunitário. Esta valência procura promover competências pessoais e profissionais nos seus utentes com impacto na sua integração social e, consequentemente, na autonomização da medida. Esta pesquisa pretende perceber o impacto da formação na vida dos beneficiários e compreender qual a avaliação que os próprios fazem da sua participação nas atividades formativas. Propõe-se ao longo desta investigação construir um quadro teórico baseado na problemática da pobreza e exclusão social, na análise da política do RSI, na caracterização da instituição Salvaterra e no seu modelo de atuação, tendo em consideração a temática das medidas de combate à pobreza e das políticas sociais ativas. A abordagem pretendida é de tipo qualitativo, sendo utilizada a metodologia do estudo de caso. Para este propósito propõe-se a realização de entrevistas a ex-utentes frequentadores da instituição, complementado com a análise dos processos sociais destes beneficiários. O tratamento de dados será realizado através da técnica de análise de conteúdo das entrevistas como dos processos familiares.