Cê de Ciência
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Cê de Ciência por Domínios Científicos e Tecnológicos (FOS) "Humanidades::Línguas e Literaturas"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Inteligência Artificial: usar bem para aprender melhorPublication . Giacomelli, Fábio; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)A Inteligência Artificial já faz parte da vida de quase todos nós. Está nos telemóveis, nos videojogos, na Netflix ou Spotify e até nas tarefas que fazemos na escola. Pode ser muito útil, mas é importante percebermos que ela é apenas uma ferramenta. Não foi criada para substituir o teu esforço, a tua atenção ou a atua capacidade de pensar.
- Muitas vozes, uma língua: o português com sotaques e históriasPublication . Amaral, Diana; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)Já reparaste como a língua que falamos, o português, soa de forma diferente conforme a região do país? Um açoriano não fala como um algarvio, que não fala como um transmontano. E todos estão a falar português. As variações regionais da língua podem ocorrer em qualquer área da gramática e originam os diferentes dialetos (falares típicos de uma região). Estes são uma das provas mais fascinantes de que a língua é viva, dinâmica e está sempre a mudar.
- Poesia com animais, micróbios, plásticos: ecopoesiaPublication . Marques, Nuno; Coordenação e edição de Ana Teresa Alves (FCSH-UAc)A poesia cria e passa conhecimentos sobre as coisas. Ela pode ser cantada, dita ou escrita. A poesia pode passar receitas, conhecimento sobre agricultura, animais e plantas, sobre o clima, sobre sítios e regiões. Quando as poetas escrevem sobre a natureza, por exemplo sobre o mar, os peixes, as plantas, as aves, os vulcões, diz-se que fazem poesia da natureza.
