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- Modelo de gestão integrado do setor hoteleiro no combate à crise - destinos insularesPublication . Figueira, Manuel Ricardo Faísca; Dias, Sandra Micaela Costa; Almeida, António Manuel Martins deAs crises que têm assolado o mundo, como por exemplo crise económica de 2008, a pandémica causada pelo COVID-19 e mais recentemente a crise energética, trazem novos desafios à comunidade científica. Observa-se a necessidade de existir um aprofundamento no conhecimento de ferramentas capazes de responder às necessidades das organizações quando estas combatem mudanças inesperadas e de impacto mundial. O presente trabalho de investigação é subordinado ao tema estratégia de gestão em situações de crise, incorporando medidas de combate à crise disponíveis na esfera empresarial ou medidas de apoio governamental. À pergunta de partida, se as empresas do setor hoteleiro conseguem sobreviver a uma crise com origem no macro meio ambiente da empresa, surgiram várias perguntas derivadas. De entre as várias medidas estudadas e da sua importância na recuperação económica das empresas, apresenta-se uma proposta de modelo integrando as três dimensões analisadas no estudo: medidas disponíveis na esfera empresarial, medidas de apoio governamental e as competências e traços de personalidade dos gestores. Para a elaboração deste estudo, o processo de investigação dividiu-se em pesquisa bibliográfica e metodologia de investigação por inquérito, com a elaboração de um questionário respondido pelos diretores ou gestores de todos os estabelecimentos de alojamento da Região Autónoma da Madeira, tendo sido validados 93 questionários. Dos resultados do presente estudo, é de destacar que uma estratégia de combate a crises com origem no macro meio ambiente da empresa deverá integrar várias medidas, algumas que se encontram disponíveis na esfera empresarial e outras de apoio governamental, sendo que a importância das mesmas para a recuperação económica do estabelecimento varia consoante o tipo de estabelecimento em causa. As necessidades e dificuldades, variam consoante a categoria e/ou dimensão do estabelecimento. O estudo demonstrou, entre outras evidências, quais foram as medidas mais importantes no combate à crise e que mais de metade dos estabelecimentos de alojamento de maior dimensão, não teriam conseguido sobreviver à crise pandémica sem as medidas de apoio governamental. Também as competências e os traços de personalidade dos gestores assumem um papel importante na medida em que influenciam a sua performance.
